Núcleo de Arte

A arte faz parte da vida de todos nós desde os primórdios da humanidade. Não podemos imaginar o futuro sem música, teatro, dança ou sem as demais manifestações artísticas, que nos proporcionam entretenimento, cultura, consolo e enlevo espiritual.

No Santa Cecília, desejamos desenvolver uma educação integral, que permita não só um crescimento acadêmico, mas também do potencial artístico e da sensibilidade dos nossos alunos. Nesse sentido, não nos preocupamos tanto em formar artistas e, sim, em fomentar seres humanos mais sensíveis – não só à arte – mas, principalmente, a outros seres humanos, nas suas peculiaridades, necessidades, méritos, diversidades e semelhanças. Somos todos, neste grande e também pequeno planeta, parte de uma mesma tribo, e a Arte nos ajuda a falar uma só língua.
   
Dança – É a atividade artística mais antiga desenvolvida na Escola. Nos últimos anos, em virtude da dedicação de professores e alunos, temos acumulado diversos prêmios em festivais locais, provando que as modalidades oferecidas na Escola não perdem em qualidade para qualquer academia da cidade.

Teatro – Nos seus grupos infantis e juvenis, o Colégio Santa Cecília desenvolve aulas de Teatro duas vezes por semana, em ambiente tecnicamente especializado. O Teatro na Escola tem o papel fundamental de motivar para a integração entre os alunos, estimular a oralidade, a desinibição e a expressão corporal.

Violão – As aulas de violão têm por objetivo não somente ensinar a executar técnicas, notas e acordes, mas, sobretudo, ampliar a noção musical dos alunos, favorecendo o conhecimento de estilos musicais como a Bossa Nova, o Rock Nacional, a MPB...

Coral – O Santa Cecília tem por patrona a padroeira da Música. O Dia de Santa Cecília, 22 de novembro, é o Dia do Músico. Talvez, por essa razão, temos um apreço tão grande pela música na nossa Escola. O coral reúne alunos, ex-alunos, pais e educadores nas suas atividades e, além de contínuos ensaios, ainda há apresentações em eventos externos e, também, naqueles organizados pela própria Escola, como reuniões de pais. O já tradicional Encontro de Corais, realizado na Capela da Escola, atrai os melhores grupos da cidade para comemorar o Dia de Santa Cecília.

Flauta – A flauta doce é oportuna para o processo de iniciação à música e como uma introdução de conhecimento musical para diversos outros instrumentos, além da riqueza de sua sonoridade.

Coordenação do Núcleo de Arte

“A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte.” (Gandhi)