Dica cultural – Casa José de Alencar

Casa José de Alencar apresenta cultura afro-brasileira a crianças

A partir deste mês de agosto, escolas de todo o Ceará podem agendar visitas de seus alunos ao espaço onde está sediada a Coleção Arthur Ramos, na Casa de José de Alencar, equipamento cultural da Universidade Federal do Ceará.

É o projeto Contação de Histórias da Vó Maria Conga, onde, por meio de elementos lúdicos, como fantoches e música, se desenvolve como uma ação educativa patrimonial, já que a Coleção Arthur Ramos é um dos principais acervos museológicos da cultura afro-brasileira no País.

Os agendamentos devem ser feitos pelo telefone (85) 3229 1898. As apresentações ocorrerão às quartas-feiras, pela manhã, e às quintas-feiras, no período da tarde. Desenvolvido pela servidora Marta Zélia Tavares e voltado para o público infantil de 5 a 7 anos, o projeto integra o Programa de Educação Patrimonial da Casa de José de Alencar, cadastrado na Secretaria de Cultura Artística (Secult-Arte) da UFC.

COLEÇÃO ARTHUR RAMOS – Compõe-se de fetiches, atabaques, trabalhos de feitiçaria e outros itens que se referem às manifestações religiosas afro-brasileiras, como o candomblé, incluindo, também, peças africanas de grande valor etnográfico, bem como outras relacionadas com a escravidão no Brasil.

Fonte: Informativo UFC