Núcleo de Esporte

A prática de esportes é, antes de tudo, um prazer e o caminho para uma vida saudável. Há muitos benefícios para quem se exercita com regularidade: o raciocínio fica mais rápido, aumenta a concentração, a disposição e o preparo físico, a disciplina e a socialização. São muitos os projetos em que os alunos se envolvem integralmente, como o Festival de Atletismo, a Copa do Mundo e os Jogos da SICE. A raça e o espírito coletivo são marca inconteste das nossas equipes, que acumulam ótimos resultados nas competições externas de Judô, Vôlei, Basquete e Futsal.  
 

Modalidades Esportivas
Basquete, Futsal, Judô, Vôlei, Ginástica Rítmica e Ginástica Olímpica.

 

Ensinos Fundamental II e Médio
Duas (2) aulas semanais para o 6º e 7º ano e em uma aula semanal a partir do 8º ano, estas, na sua maioria, teórico-práticas.

Nesses níveis de escolaridade, a Educação Física ganha um caráter avaliativo, em que os alunos são avaliados de acordo com o seu aprendizado, participação durante as aulas e assiduidade. Além disso, os alunos do 6º e 7º ano realizam uma autoavaliação no final de cada etapa, que também é levada em consideração na construção da nota final da disciplina.

Durante os Ensinos Fundamental II e Médio, o Serviço de Educação Física e Desportos (SED) realiza os seguintes eventos para os alunos desse nível: Festival de Atletismo e Semana de Integração Cultura e Esporte – SICE.
 

NORMAS DA DISCIPLINA

Para a prática saudável de atividades físicas, é necessário tomar alguns cuidados, um deles é a vestimenta adequada para realizá-las. Dessa forma, os alunos só poderão participar das aulas com o devido uniforme (camisa e short da Educação Física, meia e tênis) de Educação Física, os quais os alunos deverão trazer para o Colégio nos respectivos dias de aula, para quando, chegado o horário da aula, trocar-se em tempo para o início da aula (cinco minutos de tolerância). Caso tenha dificuldade com o uniforme (sujo, molhado etc.), o aluno poderá vir uma aula à paisana, roupa adequada para a prática e o ambiente escolar, desde que comunique ao professor e ele autorize, que, independentemente da resposta, comunicará ao SOT.

No que diz respeito às faltas, os alunos poderão justificá-las através de dois meios, sendo eles:
- Atestado Médico: que comprove a impossibilidade de o aluno realizar uma atividade física naquele dia ou período.
Obs.¹: Atestado que dispense o aluno das aulas de Educação Física por todo o ano letivo deverá ser entregue até o final de março.
Obs.²: Alunos que forem dispensados das aulas por atestado médico deverão elaborar relatórios sobre as aulas das quais foram dispensados.
Obs.³: Alunos com atestado médico não poderão participar da SICE, do Festival de Atletismo nem das atividades esportivas do Colégio, como: Núcleo de Esportes, Equipes etc.
- Agenda Escolar: onde deverá constar um comunicado prévio, feito pelo responsável, sobre o motivo da falta naquele dia. Em casos de imprevistos, quando o aluno não consiga mostrar a agenda para o professor no dia da falta, ele terá até a aula seguinte para mostrá-la ao professor.
No horário da aula, não é permitido fazer uso de aparelhos eletrônicos (Iphone, Ipad, MP4, câmeras etc.) nem utilizar esse momento para leitura de textos de outras disciplinas.