Saúde, como vai você?

13/09/2018
Ter saúde não é apenas estar sem doenças, é estar bem consigo mesmo.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde pode ser definida como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidades”. Sendo assim, não basta apenas estar sem nenhuma doença, é necessário estar bem consigo mesmo e com o corpo, sem sentir dores ou até mesmo tristeza.

Para conseguir bem-estar físico, é importante estar sempre ativo através da prática de exercícios. Não há idade para iniciar as atividades físicas, por isso, faça uma caminhada, natação ou até mesmo exercícios mais pesados, como musculação. O importante é realizar uma atividade que gere bem-estar. Além disso, é válido ter sempre em mente que os exercícios físicos aumentam a expectativa de vida, diminuem o estresse, além de proporcionarem mais beleza quando o assunto é estética.

Para conseguir bem-estar mental, é preciso preocupar-se com o emocional. Por que se estressar com coisas pequenas? Mantenha a alegria e as atitudes positivas! Evite sentimentos ruins e sempre tente fazer com que as pessoas tenham uma experiência agradável ao seu lado. Ninguém gosta da companhia de pessoas amargas e rancorosas, não é mesmo?

O bem-estar social, por sua vez, diz respeito às relações sociais de cada indivíduo. Para estar bem socialmente, é necessário manter boas relações com a família, no ambiente de trabalho e com a sociedade em geral. Essa interação com outros indivíduos é fundamental para o bem-estar individual.

Para ter saúde, além de manter uma alimentação saudável, é fundamental estar feliz e em forma. Também é importante ter um bom convívio social, ter amigos e relacionar-se. 

 

Por Ma. Vanessa dos Santos

https://biologianet.uol.com.br/saude-bem-estar

Texto adaptado para fins pedagógicos.

 

Venha conferir as descobertas dos nossos alunos do 2º ao 5º ano do EF sobre hábitos saudáveis.

Mostra de Ciências no sábado, dia 15/9, das 8h às 12h.