Cartas de Natal

30/11/2018
Madre Agathe inspirou a Celebração Natalina da Educação Infantil.

A apresentação natalina das crianças da Educação Infantil foi inspirada nas cartas de Madre Agathe Verhelle. Um momento indescritível! A forma como os pequenos se apropriaram dos ensinamentos desta religiosa desbravadora que é fundadora do Instituto das Religiosas da Instrução Cristã, comoveu a todos.  

O projeto sobre Madre Agathe existe na Educação Infantil há cinco anos e se intensificou neste “Ano Agatheano”. “Inspirada neste momento de homenagens, resolvi ler um livro de cartas da Madre e descobri nesses textos que em todas as festas litúrgicas ela escrevia para suas amigas e Casas da Congregação. Fiz uma pesquisa reunindo tudo relacionado ao Natal e então montei o espetáculo inspirado no que ela falava sobre os personagens natalinos como anjo, Maria e José, pastores etc”, explica Adriana Ximendes, professora de Ensino Religioso da Educação Infantil.

Em sala de aula, Adriana trabalhou com as crianças conteúdos relacionados à Madre Agathe como a interpretação da frase "FIQUE POIS COM TUDO QUE ACALMA O CORAÇÃO". Além disso, elas trabalharam com recursos como fantoches, pinturas e desenhos e visitaram a casa das religiosas da Comunidade Santa Cecília.

Na celebração de Natal, culminância do projeto, a professora de teatro, Andrea Piol, interpretou Madre Agathe e escreveu uma carta sobre o verdadeiro sentido do Natal, deixando a mensagem: "Jesus era a verdadeira mensagem de Amor". Uma festa com muita participação e alegria das crianças.