“Let´s Get the Rhythm”.

07/11/2018
Rock, country, pop, blues, soul, jazz...

A música é capaz de transpor qualquer fronteira. O Segmento Bilíngue na Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental apostou nos ritmos que marcam diversas culturas para ampliar o conhecimento de mundo das crianças e seus repertórios na língua inglesa.

O resultado é de tirar para dançar. “Através dos ritmos, as crianças estudam história, contexto sociocultural, costumes e conhecem astros da música”, explica a professora Maria de Lourdes Weyne, a Malu, uma das responsáveis pelo projeto “Let´s Get the Rhythm”.

O Infantil 2 mergulhou no universo do Rock. As crianças conheceram instrumentos, a força do ritmo na cultura americana e inglesa, o contexto em que surge o rock e o mundo à época. O Infantil 3 envereda pelo mundo rural, com o Country, um ritmo musical que surge no campo e chega às cidades com suas vestimentas típicas, de raiz, e é adaptado.

Os astros Madonna, Michael Jackson e outros nomes da música Pop trazem esse universo para as crianças do Infantil 4. Eram épocas de revolução de costumes, o início das “girls bands” e os alunos reproduziram quadros de ícones como Andy Warhol. O Infantil 5 chega apresentando a potência do Blues, um ritmo carregado de emoções tristes e alegres que se origina da cultura negra e que traz no Soul um canto de libertação.

O 1º ano é o representante do Jazz trazendo ícones da música como New York, New York que se imortalizou na voz de Frank Sinatra. As crianças reproduziram costumes da cidade como “patinar” no Central Park.

“O projeto ultrapassou os limites da Escola. As crianças chegam em casa cantando sucessos como “Yellow Submarine” e envolvem toda a família”, vibra Malu que destaca a parceria com os professores da Educação Física no trabalho de corpo que resultou em lindas apresentações para as famílias.