Vamos estudar inglês em família?

09/05/2018
Coletamos algumas dicas para estimular as crianças a praticarem a língua inglesa de modo significativo e divertido.

A professora do Ensino Fundamental, Aline Montenegro, reuniu uma série de dicas para que as famílias possam se envolver em casa no aprendizado das crianças acerca do idioma inglês.

“Coletamos algumas dicas para estimular as crianças a praticarem a língua inglesa de modo significativo e divertido. Essas são as dicas do British Council, uma organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais, que promove a cooperação com o Brasil nas áreas de língua inglesa, artes, esportes e educação”, explica o coordenador.

1. SEJA FONTE DE MOTIVAÇÃO
Seja motivado quanto a língua você também. Ao vê-lo lendo em inglês, assistindo filmes em inglês e falando inglês, as crianças se sentirão motivadas a fazer o mesmo. Você pode se envolver ativamente no processo de aprendizado do seu filho ao invés de esperar que eles façam isso por conta própria. Elogiar, motivar e dar apoio ao seu filho vai dá-lo mais confiança e motivação.

2. TORNE O APRENDIZADO DIVERTIDO E PRAZEROSO
Aprender uma língua deve ser uma experiência prazerosa e recompensadora. Tente incorporar diversão nas atividades. As crianças gostam de brincar e adoram jogos que trabalham a parte oral, o vocabulário e a gramática. Tente jogos como de Memória, Mímica ou de tabuleiro em inglês. Aproveite o senso de competitividade do seu filho como um elemento de motivação, por exemplo, aquele que usar mais o inglês durante o jogo pode escolher o próximo jogo a ser jogado.

3. LEVE EM CONSIDERAÇÃO A PERSONALIDADE E OS INTERESSES DO SEU FILHO
Pense na personalidade do seu filho, nos seus interesses e no que ele gosta ao sugerir maneiras de praticar o inglês. Crianças mais ativas devem preferir jogos de ação, enquanto que crianças mais calmas podem preferir jogos de vocabulário ou jogos de cartas. Se seu filho gosta de esportes, vai preferir histórias e jogos de vocabulário com esse tema.

4. DEIXE QUE A CRIANÇA OPINE
Ser capaz de opinar nesse processo motiva as crianças. Isso permite que elas escolham situações e assuntos dos quais se sintam confortáveis em usar o inglês. Os pais podem encorajar as crianças a lerem em inglês, escolhendo livros juntos em livrarias, bibliotecas ou até mesmo online.

5. SINTA O ESTADO DE ESPÍRITO DA CRIANÇA
Tente escolher o momento certo para encorajar seu filho a praticar o inglês. Eles devem estar receptivos e dispostos, ao invés de cansados e mal humorados. Pressionar seu filho a praticar o inglês pode estressá-lo. Se ao iniciar uma atividade, perceber que a criança não está receptiva, é melhor tentar mais tarde ao invés de forçar a criança a continuar a atividade.

6. PROPICIE SITUAÇÕES SIGNIFICATIVAS
As crianças adoram brincar de faz de conta e usar a imaginação. Sugira algumas situações como brincar de loja de brinquedo, de andar de ônibus, de restaurante ou o que a criança sugerir. Se revezem nos papéis de cliente e vendedor e ajude com o idioma, se possível. Caso elas falem algo em português, repita o que foi dito em inglês. Gradualmente, a criança irá falar mais partes do diálogo em inglês. Situações de faz de conta criarão uma necessidade imediata de usar o inglês e a motivação da criança irá aumentar. Faça com que a situação seja mais significativa usando objetos reais, como brinquedos para a loja de brinquedos; organize as cadeiras para brincar de ônibus; arrume a mesa para brincar de restaurante. Confeccionar passagens de ônibus, etiquetas de preço, cardápios vai aumentar o envolvimento da criança na brincadeira. Quanto mais entusiasmado você estiver, mais motivada estará a criança!

7. APOIE SEUS FILHOS NOS TRABALHOS ESCOLARES
As crianças muitas vezes relutam em fazer tarefas de casa e estudar para as provas. Estabeleça uma rotina de atividades escolares regulares. Ofereça ajuda e tente encorajá-las. Elogie seu filho pelo esforço que ele fez em vez de criticá-lo. Isso vai ajudar a criança a construir sua autoconfiança e uma atitude positiva. A criança que gosta de inglês terá mais motivação para praticar, aprimorar e aprofundar seus conhecimentos. Não tenha medo de falar com o professor do seu filho – ele ficará feliz em guiá-lo - sobre como apoiar o seu aprendizado.

8. USE APPS E MATERIAL ONLINE
Até a mais relutante das crianças se sente motivada em aprender usando tecnologias, como aplicativos. É possível encontrar uma grande variedade de material online como músicas, histórias, jogos e atividades que podem ajudar as crianças a melhorar o inglês.

9. COMPARTILHE
Compartilhar essa experiência de aprendizado com a família e os amigos deixará seu filho motivado. Encoraje as crianças mais velhas a ajudarem os irmãos mais novos a praticar o inglês. Ter um papel de responsabilidade é sempre muito motivador. Faça uma sessão de cinema em inglês e convide familiares ou amigos para assistir juntos. Deixe que a criança escolha o filme. Vocês podem organizar as cadeiras para transformar a sala de estar em cinema, fazer convites e ingressos para tornar a experiência mais significativa. Muitas crianças gostam de se apresentar. Sugira fazer uma apresentação de fantoches ou cantar uma canção em inglês para a família.

10. ENCONTRE MANEIRAS PARA QUE SEU FILHO SE COMUNIQUE COM OUTRAS PESSOAS EM INGLÊS
Ter um motivo genuíno para se comunicar em inglês pode ser altamente motivador. Se possível, estimule o convívio da criança com nativos de países de língua inglesa. Peça para a criança escrever uma mensagem para algum familiar ou amigo estrangeiro.

Listamos aqui alguns recursos online que consideramos significativos e divertidos:

Canais de Youtube – são muito populares entre as crianças, mas é importante checar a linguagem usada assim como o conteúdo com muito critério.

Super Simple Songs – Kids Songs (músicas educativas com temas variados)

KidzBop (um canal de música pop adaptado para crianças, com músicas e coreografias)

Go Noodle – Movement and Mindfulness to the Class (coreografias com temas variados)

English Sing Sing (canções educativas, diálogos, histórias infantis)

Kiboomers (músicas de temáticas variadas)

British Council (músicas e histórias infantis)

Pancake Manor (músicas e histórias infantis)

Site Educativos

Site de jogos e histórias do British Council

Jogos online de vocabulário e gramática

Site de histórias Infantis

Aplicativos

  • TinyCards by Duolingo
  • Busuu for Kids
  • Pili Pop
  • Smart Speller English
  • Funland
  • Dic-Dic App
  • The ABC Song
  • Pocoyo Playset
  • The Very Hungry Caterpillar
  • Disney Story Central
  • The Sight Word Adventure
  • Crayola Color, Draw and Sing
  • Balloony Words