Pequeno Cidadão

É um desafio para as crianças das séries iniciais sistematizar a produção do conhecimento histórico. O exercício de ordenar fatos de sua vida, assim como de sua família, vai instrumentalizar o aluno a pensar historicamente e a refletir sobre a sua vida e as suas experiências como sujeito, produto e produtor de sua própria história.

Acreditamos que a cidadania é um tema presente no cotidiano de cada um. Queremos com isso mostrar para o aluno que para cada ser vivo que habita o planeta, existe um espaço ao redor e que suas relações (sociais, econômicas, culturais, direitos e deveres) fazem parte do meio em que vive.

Desenvolvemos várias atividades para que a criança se sinta parte dessa construção, partimos do seu nome que é a 1ª identificação como cidadão, que o diferencia como integrante de um grupo social específico que é sua família e utilizamos os documentos de identificação como a certidão de nascimento e outros. Também percebemos o seu crescimento através da linha do tempo, observando e comparando as características físicas e atitudinais, a imagem é um diferencial para esse projeto, ver a si e aos outros em momentos singulares da vida ajuda a criança a se perceber e comparar as semelhanças e diferenças entre si e os outros que também é muito relevante na formação de valores para a diversidade.