Oficinas Interativas

26/08/2015
Os elementos da natureza e a transcendência foram temas das oficinas com convidados.

Água, fogo, ar, terra, transcendência e homem foram temas das Oficinas Interativas, realizadas nesta quarta-feira (26 de agosto), como parte das atividades da Gincana da SICE. O laboratório de Química foi o cenário das explanações do professor Aluísio sobre água e fogo. Alunos do 6º e do 7º ano puderam experimentar no laboratório reações químicas a partir desses elementos.

Questões da filosofia, envolvendo a transcendência e o homem, foram levantadas pelo professor Carlos Tursi. Um debate reflexivo envolvendo alunos do Ensino Médio. As turmas de 8º e 9º ano viram os elementos ar e terra serem abordados na perspectiva da atividade física. O educador físico Rossman foi tecendo habilmente um percurso sobre a necessidade, quase vital, de manter o corpo em movimento.

Rossman apresentou dados de pesquisas recentes que são um assombro! Quase 40% da população infantil no mundo sofrem de sobrepeso ou obesidade. Os brasileiros, de um modo geral, atingem 46% de sobrepeso ou obesidade. Isso interfere diretamente na expectativa de vida da população que, surpreendentemente, vem diminundo, ou seja, as futuras gerações podem viver menos. 

O outro lado da moeda é o transtorno de imagem que impõe padrões de beleza irreais e capazes de provocar doenças letais como a anorexia. “Cada um tem o seu modo de desenvolver qualidade de vida. Precisamos trabalhar com parâmetros reais para que a atividade física seja também prazerosa”, explica Rossman.

Os números vieram associados ao estímulo. O educador físico submeteu os meninos a testes de resistência e provou por A mais B que uma vida longe do sedentarismo, da má alimentação, é muito mais saudável e feliz. 

  
Fique por dentro da XXVII SICE