Segundo dia das Exposições

05/09/2012
O dia foi marcado pelo apuro nos conteúdos e na leitura crítica da realidade.

O segundo dia de Exposição Científico-Cultural da SICE foi marcado pelo apuro nos conteúdos e na leitura crítica da realidade. Comovente a abordagem do grupo que escolheu o câncer como temática. Eles discorreram sobre as alterações celulares, as fases da doença e encerraram com a necessidade de apoio material e, sobretudo, afetivo aos portadores da doença. Sensibilidade adquirida nas visitas prévias que fizeram a instituições de apoio e atendimento aos pacientes.

No estande “Brasil: que país é esse?” o olhar crítico pairou sobre questões das mais diversas: futebol, Código Florestal, Pré-Sal, eleições, sistema de cotas... Na “Biotecnologia”, a abordagem passou por questões polêmicas como clonagem, uso de células-tronco e transgênicos. Discussões muito atuais que também se desenvolveram nos estudos da “Medicina em nanômetros”. “The Coca-Cola Company” trouxe o universo que envolve a bebida e ainda os danos que pode causar à saúde. 

Havia, sim, diversão. No espaço reservado à maquiagem a abordagem envolvia aspectos históricos, curiosidades, o uso de substâncias naturais a exemplo do urucum, os danos à pele, produtos inovadores, além de uma variedade impressionante de produtos. Do belo ao terror. A literatura ganhou lugar de destaque no “Sobrenatural”. O grupo criou uma narrativa própria com vampiros, zumbis e estavam muito bem caracterizados. Assim como a turma da “Tatuagem”, que tentou desmistificar dando a ela características da arte.

Ousadia na “Vida sobre 4 rodas”: um carro no meio do estande permitia que as pessoas acompanhassem seu funcionamento mecânico. Aliás, não faltaram experiências das mais diversas com a equipe de “1, 2, 3 testando...”, testes mais focados na investigação criminal ou ainda nas redes sociais e nas hipóteses do surgimento do mundo.

“O conhecimento torna a vida jovem”, a frase de Niemayer estampada no espaço sobre grandes construções é bem representativa do passeio que se pode fazer pelas descobertas desses jovens pesquisadores.

Veja programação da SICE em anexo. 

AnexoTamanho
programacao_sice.pdf1.59 MB