Temas da SICE 2018

26/04/2018
Solidariedade, arte, esporte, integração, cultura e conhecimento.

A SICE deste ano vai remexer lembranças e uma história de existência.

Afinal, o tema do megaevento em 2018 são os 30 anos da Semana de Integração, Cultura e Esporte.

Cada série participante ficou com um desdobramento desses 30 anos. O que virá por aí, com certeza, são memórias e afeto.


SOLIDARIEDADE – 6º ano EF
A dinâmica de ser solidário, na SICE, envolve a doação de bens materiais e o cuidado com o outro, que forma uma rede de boas ações que contagia a todos os envolvidos. Nesse contexto, é tratada a consciência e o envolvimento presente no ato de ajudar, ensejando a reflexão sobre a desigualdade social e o sonho de uma sociedade justa e igualitária.

ARTE - 7º ano EF
Na SICE, há arte nos quatro cantos: no colorido das tampinhas, na confecção de murais, na ambientação das exposições, na música e na dança. Vive-se um grande espetáculo artístico. “Arte é conhecimento e, partindo desse princípio, pode-se dizer que é uma das primeiras manifestações da humanidade, pois serve como forma de o ser humano marcar sua presença criando objetos e formas que representam sua vivência no mundo, o seu expressar de ideias, sensações e sentimentos e uma forma de comunicação" (AZEVEDO JÚNIOR, 2007).

ESPORTE - 8º ano EF
O esporte tem a sua marca maior nos desafios, vitórias e ensinamentos. Na SICE, ele incorpora uma vibração colorida. É visível o envolvimento das turmas, desde a escolha do time até a vivência nas quadras. Vale lembrar a participação das torcidas, colegas e pais. Esse movimento envolve a formação ética, moral e de atitudes saudáveis.

INTEGRAÇÃO - 9º ano EF
A vivência da SICE apresenta uma geração de talentos, no esporte, na arte, na ciência, nas relações, divulgando a força do jovem em todos os momentos. Esses talentos diversificados geram a união de todos em busca de um objetivo. A integração vai sendo construída ao longo de toda a SICE, é um processo dinâmico que se manifesta nos ensaios, nos encontros de grupo, nos treinos, nos embates, nas frustações, na movimentação das turmas e em diferentes oportunidades de estar juntos, sonhando e realizando.

CULTURA - 1º ano EM
A dimensão antropológica da cultura se traduz na interação social dos seres humanos, os quais trabalham seus modos de pensar e de sentir, elaborando seus valores, suas identidades e diferenças e estabelecem suas rotinas (BOTELHO, 2001, p. 74). Na SICE, ao longo dos 30 anos, passeamos por diversas culturas, conhecemos hábitos, modos e belezas de diversos povos, bem como trabalhamos nossa própria cultura.

CONHECIMENTO - 2º ano EM
O conhecimento na SICE expressa o protagonismo dos jovens na iniciação científica, promovendo o desenvolvimento do pensamento científico, da criatividade e da desenvoltura da oralidade na defesa de seu projeto. Ainda promove a vivência coletiva, a capacidade de articulação das ideias, a capacidade de síntese, a acolhida a diversos pontos de vista articulados ao pensar criticamente os problemas sociais.