XXIX Criações Literárias

01/11/2018
O lançamento aconteceu no dia 7 de novembro.

Rachel de Queiroz, Lygia Fagundes Telles, Ana Cristina Cesar, Cora Coralina, Cecília Meireles, Nélida Piñon... A XXIX edição do Criações Literárias homenageia mulheres escritoras. São muitas: pioneiras, brilhantes, sensíveis, revolucionárias. Ao longo da história da literatura grandes mulheres enalteceram o seu papel e o seu destino. Rachel de Queiroz foi a primeira a adentrar o universo da Academia Brasileira de Letras. 

A noite de lançamento da publicação, na última quarta-feira (7/11), esteve à altura dessas escritoras. O professor André Araújo leu um belíssimo texto em homenagem a essas pioneiras e talentosas escritoras. Estendeu sua homenagem a todas as professoras da área de língua portuguesa, uma a uma, arrancando apausos e emoções. E o que veio depois disso foi uma série de jovens escritores subindo ao palco para merecidas homenagens, livros em mãos. 

A música atravessou a noite, um repertório de clássicos que também enaltecia as mulheres como o sucesso "Maria, Maria", imortalizado na voz de Milton Nascimento. Um final arrebatador levou ao centro uma Nossa Senhora, aluna íntérprete de "Ave Maria", que ganhou o coro das demais com "Maria, Maria". 

Como um bom livro, um bom texto, uma obra de arte a noite correu impedável.  

O Criações Literárias reúne textos de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.