Campanha da Fraternidade dramatizada

As crianças conheceram o tema deste ano a partir da dramatização dos professores.
17/03/2017

De repente, Adriana Ximendes, professora de Ensino Religioso, irrompe pelo corredor do auditório vestida com a farda do Colégio Santa Cecília, encarnando uma adolescente, trazendo suas questões típicas da idade. Ela desata a comer chocolates e outras guloseimas e a espalhar lixo pelo chão.

O suficiente para despertar o monstro do lixo, um outro personagem voraz interpretado pela professora Andréa Martins. O hilário monstro vai ganhando força na mesma proporção em que o lixo se espalha pelo chão. E assim vai se desenrolando a história roteirizada e interpretada pelas professoras de Ensino Religioso, uma estratégia adotada por elas para sensibilizar as crianças para o tema da Campanha da Fraternidade 2017.

Os biomas brasileiros estão no centro da campanha deste ano: Amazônia, Cerrado, Pantanal, Caatinga, Mata Atlântica e Pampa. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou a campanha em todo o Brasil, com o tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15).

A ideia do cultivo, da preservação, de todos nos tornarmos guardiões dos biomas brasileiros está no cerne da apresentação das professoras, que trazem a questão do lixo que é universal. Além de abordar a realidade dos biomas e as pessoas que neles habitam, a CF deseja despertar para o cuidado e o cultivo da Casa Comum.

 

Notícias Relacionadas

Os professores de Educação Física Ana Priscilla e Rafael Almeida organizaram jogos...
O tema deste ano é “Fraternidade e Amizade Social”.
O ambiente escolar deve desenvolver diferentes dimensões do ser humano.