Canudos Santa Cecília

01/09/2016

São cinco fases, muitas discussões em grupo, textos e mais textos críticos até chegar à final da Olimpíada Nacional de História do Brasil. Nesta 8ª edição, o Ceará teve o maior número de premiações em todo o Brasil (19 medalhas). Na primeira fase, mais de 10 mil equipes de todo o Brasil foram inscritas.

Alunos do 2º ano do Ensino Médio - Filipe Almeida, Antônio Júnior e Raphael Sá – tiveram Menção Honrosa na ONHB, com a equipe intitulada Canudos Santa Cecília. Eles foram buscar a premiação na fase final, em Campinas. Até lá, passaram por cinco etapas, uma por semana, discutindo a educação no Brasil e a conjuntura atual.

Além de suas próprias produções, os alunos eram responsáveis por corrigir trabalhos de outras equipes do país. A liberdade em relação aos gêneros literários permitiu produções curiosas, a exemplo de uma das equipes de Mossoró que, para falar de sua escola, Sacramento, escreveu em primeira pessoa: “Meu nome é Sacrá...”

Chegar à final já foi uma grande conquista para a equipe Canudos Santa Cecília que participava pela primeira vez da ONHB. “Foi muito importante a olimpíada porque saímos com uma visão política mais ampla das coisas. O conteúdo de história é aprofundado, estamos mais críticos e entendendo que a política vai muito além dos partidos”, disse Raphael, atento à importância da escola na formação crítica.

Filipe definiu o futuro depois da experiência. Ele já sabe que vai escolher uma profissão na área de humanas, provavelmente o curso de Direito. “Aprofundar, discutir em grupo, conhecer melhor a educação nos tempos atuais me ajudou a entender melhor a história do Brasil”, disse.

Antônio observa que não estar preso ao conteúdo formal é uma forma interessante de aprender: “Pesquisar, produzir em coletivo, debater e, com isso, olhar o outro lado das coisas é a melhor forma de abrir a nossa mente”. 

Sobre a ONHB
A Olimpíada Nacional em História do Brasil começou em 2009. Elaborada pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), esta iniciativa firmou-se no cenário educacional como uma proposta inovadora de estudo de História. É coordenada pela Profa. Dra. Cristina Meneguello e pela Profa. Alessandra Pedro.

A Olimpíada tem um formato original. É realizada por equipes compostas por quatro pessoas: três estudantes (8º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio) e o professor de história do colégio. As cinco fases online duram uma semana cada uma, e as respostas são obtidas pelos participantes por meio do debate com os colegas de equipe e a pesquisa em livros, internet e com os professores.

Desde a primeira edição existe uma fase final para no mínimo de 800 finalistas, que vão até a Universidade Estadual de Campinas onde realizam uma prova dissertativa, e aguardam o resultado e entrega de medalhas logo no dia seguinte. Nesta oportunidade, conhecem e confraternizam com estudantes e professores de história de todos os estados do Brasil.

A 8ª Olimpíada Nacional em História do Brasil traz mais uma vez o desafio de estudar a história do Brasil por meio de textos, documentos, imagens e mapas, ao longo de questões de múltipla escolha e da realização de tarefas muito especiais!
Fonte: www.olimpiadadehistoria.com.br
   
 

Notícias Relacionadas

Henrique Pinheiro Lenzi acertou todas as questões da prova de Matemática do ENEM.
Nosso pódio reúne 7 medalhas de Ouro, 17 de Prata e 18 de Bronze.
Inscreva-se nas Aulas Preparatórias para as Olimpíadas.