Celebrando Líderes pela paz

Alunos foram certificados na primeira edição do projeto Despertando Liderança. Noite de alegria!
11/10/2019

Quando o aluno Ronald Rios (9º ano) subiu ao palco para expressar sua gratidão aos monitores do Programa Peace Leaders 4 School (Líderes da Paz), que conduziram durante meses o processo de formação do projeto Despertando Lideranças, o auditório se calou.

 “Quanto mais eu convivia com essas pessoas que estão aqui, mais eu me surpreendia com as dinâmicas, o talento delas, a forma como nos acolheram. É muito difícil na nossa idade se sentir seguro, acolhido, porque é um momento da vida que você não sabe bem o que quer fazer, quem você é. A honestidade intelectual que essas pessoas tiveram conosco foi o que mais admirei nesse projeto, que é fundamental em um período de extrema polarização de ideias e desrespeito a pensamentos opostos. São projetos como esse que nos fazem pensar como podemos fazer algo para mudar essa situação”.   

E se seguiram, na cerimônia de certificação do projeto, falas sobre os valores apreendidos, o diálogo, a importância da comunicação. Seguiu-se o lindo poema da Nakamura sobre sentimentos e tantas outras expressões de afeto que marcaram essa experiência de autoconhecimento e sensibilização para o outro.   

O evento contou com a participação dos alunos, familiares, educadores e a equipe do Programa Peace Leaders 4 School, dentre os quais o sempre aluno Daniel Mamede, que coordenou o processo junto com educadores da Escola. A noite era só festa, diplomas para cá, presentes para lá e uma infinidade de saudações e palmas. Algo que não se pode tocar materialmente, mas que possui um valor inestimável.

Irmã Patrícia ressaltou em sua saudação a importância de projetos como esse na atual conjuntura: “Sabemos que estamos vivendo em um cenário onde se faz cada vez mais necessário viver e trabalhar juntos em um mundo radicalmente diferente, desenhado a partir de óticas diversas, de culturas e expectativas tão singulares. Como então passar por esse mundo deixando uma marca que faz sentido, que faz bem ao outro, abrindo caminhos de transformação pessoal e social? É preciso desenvolver a empatia, o trabalho em equipe, a liderança colaborativa e a realização de mudanças e este projeto que hoje celebramos representa tudo isso muito bem. Meu agradecimento a todos”.  

Notícias Relacionadas

No 5º ano, o programa socioemocional possibilita amplas reflexões sobre o estar no mundo.
As crianças do 2º ano receberam a pequena autora Flávia Mota, de 10 anos, que escreveu...
Aprender Matemática através dos números das coleções