Certificação Despertando Lideranças

A Solenidade de Certificação do projeto será no dia 9/10, às 19h, no auditório da Escola.
07/10/2019

O primeiro ano do Projeto Despertando Lideranças, coordenado por um grupo de educadores, terá sua culminância com a Solenidade de Certificação dos alunos participantes. Um momento para celebrar a dedicação e a entrega a um processo que envolveu noites de encontros, em que os alunos ocupavam uma arena de intensa formação, de compreensão que liderar é se colocar a serviço do outro, vezes calar, vezes falar, compreendendo diferenças e singularidades como potências.

Divididos em dois grupos, os 40 participantes interagiram com metodologias tomadas de dinamismo e participação. Eles eram colocados diante de situações às quais precisavam reagir e muitas vezes se surpreendiam com o que se revelava de si e dos outros. Assim, passo a passo, seguindo um roteiro metodológico desenvolvido pelo Programa Peace Leaders 4 School (Líderes da Paz), da Suécia, foram montando o próprio quebra-cabeça para formar uma rede de jovens praticantes da paz no ambiente escolar.

Liderar não é estar necessariamente em primeiro plano. Ana Clara Costa (2º ano) faz um balanço. “Esse projeto provocou uma mudança no meu jeito de ver as coisas, de interpretar a essência das pessoas, a forma como lidam com os problemas. Eu comecei a observar a realidade de uma forma mais madura, inclusive o que quero do futuro.  Posso citar como exemplo concreto a conversa com meus amigos. Muitas vezes eles falavam e eu interrompia, não prestava atenção ou estava ligada em outra coisa. Depois do Peace Leaders, comecei a me concentrar nos detalhes e perceber como são importantes. Isso pode fazer muita diferença na nossa vida. Percebemos que não caminhamos sozinhos”.

A formação do Despertando Lideranças foi coordenada em parceria com o ex-aluno Daniel Mamede, com a contribuição imprescindível de monitores que passaram pela formação anteriormente. Nosso agradecimento a todos.

A Solenidade de Certificação do projeto será no dia 9/10, às 19h, no auditório da Escola.

 

 

 

 

 

Notícias Relacionadas

No 5º ano, o programa socioemocional possibilita amplas reflexões sobre o estar no mundo.
As crianças do 2º ano receberam a pequena autora Flávia Mota, de 10 anos, que escreveu...
Aprender Matemática através dos números das coleções