Conjunto Ceará

04/10/2016

Conjunto Ceará, um bairro populoso de Fortaleza, deu nome à equipe do Ensino Fundamental do Santa Cecília que, bravamente, chegou à final da Olimpíada Nacional de História do Brasil. Não só chegou à final como trouxe para casa a Medalha de Bronze, o grupo mais novo de todos os finalistas.

Raúl Basílides (9º ano), Lívia Magalhães (9º ano) e Saulo Correia (8º ano) quase não acreditaram quando seus nomes foram anunciados no momento da premiação, na Unicamp, em Campinas. O que gerou uma saudação generalizada de escolas de todo o Brasil. “Eu já estava muito orgulhosa de chegar à final, a premiação foi só a cereja do bolo. Receber aqueles cumprimentos todos, as pessoas felizes por nós foi muito bom”, celebra Lívia, que participa da ONHB pela segunda vez e gostou de ver a escola como tema, “a gente passa a percebê-la como aluno, mas também como observador.”

Saulo ressalta que o trabalho é árduo e, nesse sentido, é muito bom ser reconhecido. “É um espaço onde o conhecimento e a nossa opinião, desde que fundamentada, tem muita importância. Não é o professor falando e você escutando, o método permite que cada um tenha o seu espaço”, diz, empolgado com o tema que trata da escola no seu cotidiano.

Raúl, terceiro integrante, diz que o trabalho em grupo é muito mais interessante. “Na verdade, o colégio todo é uma equipe. Não é para decorar, tem um pensamento crítico em relação aos documentos que a gente analisa. Gostei muito da viagem e de entrevistar as pessoas sobre a escola, o que há de bom ou ruim, como pode melhorar”.
 

Notícias Relacionadas

Henrique Pinheiro Lenzi acertou todas as questões da prova de Matemática do ENEM.
Nosso pódio reúne 7 medalhas de Ouro, 17 de Prata e 18 de Bronze.
Inscreva-se nas Aulas Preparatórias para as Olimpíadas.