Encontro Pedagógico 2019

20/12/2018

O Encontro Pedagógico de 2019, que acontecerá nos dias 17 e 18 de janeiro, irá refletir sobre a Base Nacional Comum Curricular. Para dar início à programação, o professor da UECE, Nilson de Souza Cardoso, discorrerá sobre o histórico e as concepções da BNCC.

Nilson de Souza Cardoso é licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará e é mestre em Educação, área de concentração: Formação de Professores, pela Universidade Estadual do Ceará. Professor-assistente do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará, na Faculdade de Educação de Crateús (UECE/FAEC), onde coordena os Estágios Supervisionados, projeto de extensão e desenvolve investigações acerca da Formação de Formadores em Ciências Biológicas e Professores de Ciências e Biologia. Docente permanente do Mestrado Profissional em Rede em Ensino de Biologia (Profbio), na UECE. Integra o grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (Educas) e a Rede de Pesquisa em Educação em Ciências (Repenci). Atuou como Coordenador Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da UECE e, atualmente, preside o Fórum Nacional de Coordenadores Institucionais do PIBID (FORPIBID).

No segundo dia, teremos também a participação da professora Cecilia Rosa Lacerda, que abordará as possibilidades de aplicação da BNCC.

Cecilia Rosa Lacerda possui graduação em PEDAGOGIA pelo INSTITUTO CATÓLICO DE MINAS GERAIS (1992), mestrado em EDUCAÇÃO BRASILEIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (2003) e doutorado em EDUCAÇÃO BRASILEIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (2011). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará. Coordenadora da gestão dos processos educacionais do PIBID UECE. Coordenadora do grupo de estudo sobre docência universitária na FECLESC UECE. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores - GEPEFE/CE e do Grupo de Estudos PERFORMA. Participou na elaboração das políticas e diretrizes da Educação de jovens e adultos do Estado do Ceará (2013). Atua principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, docência universitária, Projeto político-pedagógico, autonomia e saberes docentes.

Como encerramento da programação do Encontro Pedagógico, teremos o espetáculo "Conexões Sonoras", com a cantora cearense Aparecida Silvino.

Aparecida Silvino é cantora, compositora e regente de música popular brasileira. Artista cearense com mais de 30 anos de carreira, lançou os CDs Vidro e Aço, Presente, Mãe e Sinal de Cais e tem variadas participações em trabalhos de artistas como Fagner, Belchior, Milton Nascimento, entre outros.
Vencedora de diversos prêmios, dentre eles, I Festival de MPB da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, melhor intérprete no Festival da Meruoca – Ceará. Aparecida é diretora do Centro Cultural Canto da Apá, que visa trabalhar: Técnica Vocal Aplicada à Música Popular; Trabalho de Corpo para Palco; Formação de Repertório; Filmagens; Gerenciamento de Carreira e apresentar novos e excelentes cantores na cidade de Fortaleza e no Brasil.

 

TEMA – SABERES PARA A AÇÃO EDUCATIVA

OBJETIVO - Refletir temas pedagógicos para consolidar saberes e fomentar a transformação crítica da prática docente.

PROGRAMAÇÃO

1º dia - 17.01.2019 (quinta-feira)

MANHÃ
7h30 às 8h – ENTREGA DAS PASTAS
8h – Abertura do Encontro
9h às 12h – PALESTRA – Histórico e concepções da BNCC (Nilson de Souza Cardoso)

TARDE
14h às 17h – Estabelecendo Parcerias

2º dia - 18.01.2019 (sexta-feira)

MANHÃ
8h às 9h – Oração O Mestre
9h às 12h – PALESTRA – As possibilidades de aplicação da BNCC (Cecilia Lacerda)

TARDE
13h30 às 16h – Sala Interativa
Local – Bloco F

OBS.: É imprescindível a pontualidade durante todo o evento. No entanto, destacamos que essa atividade exige maior rigor na pontualidade, visto que, caso ela já tenha se iniciado, não será possível participar.

NOITE CULTURAL                                                    

19h às 20h30 – Espetáculo "CONEXÕES SONORAS" (Aparecida Silvino)
“A música é aqui e agora! Cantar é mover o dom, afinação é um estado de espírito. O som vibra no corpo, é preciso desenvolver uma consciência de si enquanto remetente, do outro enquanto destinatário e do conteúdo, a carta. Todos somos parte, e a alegria pelo som do colega é ganho para a vida inteira.”
LOCAL – a ser divulgado posteriormente.

 

Notícias Relacionadas

Rede Damas Educacional divulga Relatório Social 2023.
Os Educadores do Colégio Santa Cecília elegeram a nova CIPA para a gestão 2024 a 2025.
O tema deste ano é “Fraternidade e Amizade Social”.