Handebol no Santa Cecília

Novidade no Núcleo de Esporte: aulas de handebol com o professor Cássio.
15/12/2016

A terra do futebol tem se rendido cada vez mais ao handebol, um esporte veloz e coletivo. A modalidade esportiva chega ao Santa Cecília em 2017, mais uma opção do Núcleo de Esporte. As aulas serão conduzidas pelo professor Cássio Barbosa, às terças e quintas-feiras, das 12h40min às 13h30min.

O handebol praticado no Brasil é de quadra. Quando surgiu, na Alemanha, jogava-se no campo, mas o frio intenso do inverno acabou levando o esporte para quadras fechadas. O jogo é uma invenção do professor de Educação Física Karl Scheleng, que em 1919 reformulou o torball. No início, era jogado por alunas e depois passou a ser praticado também pelos rapazes. Em 1927 surge a primeira Federação Internacional de Hand Ball (como era originalmente conhecido), chegando ao Brasil em 1930 e se popularizando em escolas e clubes do país.

Para a disputa de uma partida, são formadas duas equipes de sete jogadores cada, que disputam dois tempos de 30 minutos para homens e 25 minutos para mulheres. É um esporte muito veloz, com passes da bola feitos com as mãos até chegarem à área do adversário. 

Os defensores fazem do corpo uma barreira na área de lançamento para impedir o gol. Se o goleiro não defender, recomeça o jogo a partir do meio do campo. O esporte é disputado em quadras de 40m de comprimento por 20m de largura, com duas traves de 3m de largura por 2m de altura. A bola tem de 50 a 60cm de circunferência, pesa entre 125 e 176 gramas para homens e 54 a 56cm de circunferência e 325 a 400 gramas para mulheres e crianças.

“O handebol contribui de forma efetiva na capacidade de coordenação dos seus praticantes. Muda a percepção e o conhecimento do seu próprio corpo, a estruturação espacial. As crianças adquirem habilidades motoras fundamentais a partir do processo de socialização e desenvolvem capacidades motoras de locomoção, de manipulação, entre outras”, explica o professor Cássio.
                                                                                                                            
PRATIQUE HANDEBOL

 

 

Notícias Relacionadas

Segunda Corrida de Rua do Colégio Santa Cecília
Inscrições abertas a partir de 18 de março.
Matrículas abertas de 15 de março a 05 de abril. Acesse o link de matrículas. 
As matrículas estão abertas, exclusivamente pelo site da ACDMAV (http://www...