O gesto de estender a mão

24/03/2017

Pergunto: "Que é o homem para que com ele te importes? E o filho de Adão para que venhas visitá-lo? Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos e o coroaste de glória e de honra". (Hebreus 2, 6-7)

Uma das questões mais difíceis é reconhecer o outro como uma pessoa semelhante a nós diante de Deus.

Sim, porque ultrapassa a questão de afinidades, simpatias, interesses e qualquer outro sentimento pelo qual podemos ter algum tipo de retorno.

Ainda é mais difícil entender isso quando aquela pessoa humana pode ter nos ofendido ou prejudicado de alguma forma.

Aqui também entram todos aqueles que rejeitamos por suas diferenças: cor, raça, ideologia, estado social, estado de saúde e qualquer outra diferença posta.

Sabe aquele pedinte de rua, aquela pessoa que usa drogas, uma pessoa com necessidade especial, um parente com quem se conflita...  Todos esses e todos os outros são um pouco menores que anjos.

Não devemos, no entanto, fazer a confusão que devemos aceitar passivamente o erro. Isso não! Temos que dar passos para fazer o que precisa ser feito com justiça, verdade, maturidade, ética e outros valores que se associam a estes.
Abraçar o pecador, e não o seu pecado. Até porque, da mesma forma, somos também frágeis e sabemos que estamos todo tempo tendo que vigiar e orar para não cair.

Quanto maior é nossa capacidade de acolher, mais seremos parecidos com o Criador.

Antes de levantar uma pedra ou um punhado delas na mão, melhor seria nos perguntarmos de que forma poderíamos tornar aquela pessoa mais humana.
No final, quem mais ganha é aquele que acolhe, pois esse movimento o humaniza também.

Não foi prometido que era fácil, mas é o caminho da sabedoria e de nos sentirmos parte da família humana.

Em tempos nos quais as diferenças entre as pessoas são cada vez mais percebidas, estender a mão para acolher parece um caminho sem volta, Tomara que seja mesmo, pois o caminho para o embrutecimento e o isolamento dos iguais é certo quando não se enxerga o outro.

Que tal ser aquele que dá o primeiro passo?

 

Ivan Guimarães – Gerente do Setor de Comunicação do Colégio Santa Cecília

Notícias Relacionadas

Rede Damas Educacional divulga Relatório Social 2023.
Os Educadores do Colégio Santa Cecília elegeram a nova CIPA para a gestão 2024 a 2025.
O tema deste ano é “Fraternidade e Amizade Social”.