O Guarani

O livro de José de Alencar ganha várias interpretações nas aulas da professora Claudiana Lima.
28/06/2019

Fantoches, poesias, interpretação teatral, apresentação de maquetes. São diversificados os recursos para conhecer os clássicos da literatura como a obra O Guarani, de José de Alencar. O conteúdo faz parte do tema o “valor do conhecimento”, desenvolvido na 2ª etapa das aulas de português e redação da professora Claudiana Lima.

Kalil Chohfi incorporou o personagem de José de Alencar na apresentação dedicada à biografia do escritor. Ele chegou à caráter, terno e gravata, barba, óculos, um perfeito José de Alencar! “Tomei a iniciativa de me caracterizar porque prefiro interpretar o personagem, usar técnicas que aprendi no teatro para deixar a apresentação mais interessante”, explica Kalil.

Ele adora História e se encantou com o livro O Guarani porque fala das origens indígenas do Brasil tendo um índio como personagem principal do livro. Kalil escreve poemas e busca inspiração no cotidiano. Marina d`Alva também é apreciadora de poesias, tanto que recontou a história do livro em poema. “Um dia um cavaleiro, no meio de uma caçada/matou uma jovem índia e sua família, indignada/declarou guerra contra os inimigos/que mataram uma indiazinha que de maldade não tinha nada”, diz um dos versos.

As apresentações foram divididas em seis temas: personagens, tempo, espaço, enredo, os índios e a biografia de José de Alencar. As equipes tiveram a liberdade de escolher os recursos para apresentar. “O Guarani é trabalhado de uma maneira mais leve e através da obra também falamos da cultura cearense, da influência do índio e de sua sua valorização e o eterno José de Alencar (com sua importância para nossa cultura e literatura)”, observa a professora Claudiana.

 

 

Notícias Relacionadas

O texto mais popular de João Cabral de Melo Neto se transformou em belas histórias em...
Alunos foram certificados na primeira edição do projeto Despertando Liderança. Noite de...
Dia 26 de outubro, às 19 horas, no Ginásio de Esporte do Colégio Santa Cecília.