Projeto Minhas Emoções

O projeto com alunos do 3º ano do Tisc trabalha as mais diversas emoções e sentimentos.
18/06/2019

A auto-observação é um exercício que precisa ser praticado cotidianamente. Sensível a dificuldade que as crianças têm de verbalizar seus sentimentos, a professora Maria Helena, do 3º ano do TISC, desenvolveu com os alunos o Projeto Minhas Emoções.

Com o projeto, as crianças encontraram espaço para a prática do relaxamento e, tomando por base o livro “O Monstro das Cores”, desenvolveram estratégias para lidar com as próprias emoções através da variação cromática.

No painel do “emociômetro”, elas marcavam, apoiadas na metáfora das cores, o que sentiam no início das atividades do dia e essas emoções iam sendo trabalhadas, individualmente com a professora, para que ao final pudessem observar as mudanças dessas sensações de ansiedade, tristeza, alegria, euforia...

“Os alunos estão criando suas próprias estratégias para lidar com o que sentem através da respiração, do recolhimento, da conversa”, observa Sandra Paixão, coordenadora pedagógica do TISC.

A culminância do projeto aconteceu na sexta-feira, 14 de junho, com a presença das famílias. Os alunos puderam exercitar o cuidado com os pais, convidá-los a relaxar, sentir o corpo, se harmonizar.  E ainda relataram como se sentem desde o início do projeto que se estende ao longo do ano.  

 

 

 

Notícias Relacionadas

No 5º ano, o programa socioemocional possibilita amplas reflexões sobre o estar no mundo.
As crianças do 2º ano receberam a pequena autora Flávia Mota, de 10 anos, que escreveu...
Aprender Matemática através dos números das coleções