A EURO acontece nos momentos mais inesperados

O lançamento aconteceu na terça-feira (1º de março), às 19h, no auditório.
29/02/2016

Motivos que me levam à EURO 2017

Nove coisas que você precisa saber sobre a EURO 2017.

Motivos que me levam à EURO 2017

Acordo na madrugada do sábado para o domingo e escrevo este post da série: nove coisas que você precisa saber sobre a EURO 2017. Naquela hora do dia, o cérebro me faz rememorar os anos numa rápida retrospectiva. Surgem para mim os caminhos que precisei percorrer de 1994 até hoje com o projeto EURO.

Aquele acordar na madrugada, agora entendo, talvez tenha sido provocado pelo que foi vivido naquele sábado. Pela manhã, enquanto estava preparando os ex-alunos do terceiro ano da turma de 2015, agora universitários, para uma sessão de fotos, a Ir. Eulalia entra pela porta do auditório, pede o microfone e agradece àqueles alunos por tudo que eles e aquela escola deu para ela nos quase trinta anos ali vividos, bem vividos, e deseja para todos muitas felicidades. Tanto eles como ela terminam ali um ciclo, ambos viveram, naquela ocasião, um último momento, espontâneo, mas carregado de emoção. Provavelmente, naquele instante, fomos testemunhas da última despedida dela no Santa Cecília entre alunos e educadores. Agora ela parte para novos desafios. Foi ela, juntamente com a Ir. Ana, a grande incentivadora e defensora do projeto EURO.

Tudo isso ficou fervilhando nos meus pensamentos durante o resto do dia, e foi o que me roubou o sono. Foi aí, então, que os meus pensamentos indicaram o caminho destas palavras. Lembrei-me, no silêncio daquela madrugada, dos sorrisos, dos desafios, das pessoas incríveis que conheci naqueles mais de 20 anos de EURO. Naveguei pelas minhas imperfeições, pelas minhas qualidades, pelo quanto este desafio era maior do que eu e que, mesmo assim, corri os riscos, acertei e errei.
Não conto as vezes em que tentei desistir, em que tentei terminar este romance, mas sempre em vão.

Agora chega o momento do lançamento da EURO 2017.

Gostaria de dizer para aqueles que desejam ir que os motivos para abraçar o projeto são muitos. Como não ser tocado diante dos escravos de Michelangelo, das Vênus de Botticelli, das cores de Van Gogh, da mulher enigmática de Leonardo da Vinci? Como não se encantar e sonhar nas estradas austríacas, suíças, italianas, alemãs e todas as outras, entre florestas, girassóis, montanhas e campos? Como não se embriagar de cultura nas ruas de Florença, de Roma, de Paris? Como não abrir a boca diante da Sagrada Família, de Gaudí, da força bruta do coliseu, do badalar do sino do Big Ben e do piscar das milhares de luzes da Torre Eiffel? Como não lembrar das dezenas de horas vividas na casa sobre rodas que cortam os países da Europa, suscitando debates, o cantar de músicas, gargalhadas, choros, declaração de amizades para sempre como se  o mundo se resumisse, naquele momento, num simples ônibus? É, então, que escuto os Beatles cantar quando entramos em Liverpool, que ouço Andrea Botticelli soar pelos ciprestes toscanos.

A EURO acontece nos momentos mais inesperados, menos previsíveis. Vou confessar que, nos momentos livres de almoço, muitas vezes sentei na grama das praças com um panino na mão e um refrigerante na outra para ouvir os músicos nas ruas; que andei quarteirões olhando para os detalhes das portas, das construções, para o ir e vir das pessoas carregadas de histórias que um olhar atento é capaz de fisgar; uma lágrima, um sorriso ao telefone, o cair do sorvete, o grito da criança, os olhos vidrados das meninas nas vitrines, o carrossel, os vendedores migrantes que correm da polícia; vida que acontece ali de variadas formas. Quantas vezes nos pequenos grupinhos nos sentamos em uma esquina qualquer e falamos da vida, dos sonhos e dos projetos de um dia ali voltar.

Para quem pensa que a EURO são museus, arte, música, fé, história e um fervilhar de emoções… acertou. Só que ela não é obediente, ela nos surpreende, ela se reinventa e se torna sempre nova, sempre única, sempre atrevida. Ela nos apresenta um mundo de possibilidades, de alternativas, de conexões, de sentimentos.
Por isso eu digo para aqueles que já foram: "Vocês têm um legado". Para os que acompanharam de longe ou de perto, vocês testemunharam uma ousadia, quem sabe até dela receberam um pouco; e para aqueles que terão agora essa oportunidade: "Mergulhem e cuidem dela, pois ela marcará as suas vidas".

 

Calendário de Lançamentos - Viagens Pedagógicas: http://goo.gl/yVrdQ2

Acompanhe a série EURO 2017: http://goo.gl/Fj0g9F

 

Notícias Relacionadas

A viagem acontecerá de 25 a 29 de junho.
Calendário de lançamentos
As viagens estão chegado! Confira os destinos e o período de cada novo destino.