A Farsa da Boa Preguiça

O Grupo de Teatro da Escola encena, dia 2/12, no auditório, o texto de Ariano Suassuna.
01/12/2016

Sexta-feira tem teatro da melhor qualidade nas dependências do Santa Cecília. O Grupo de Teatro do Colégio tem o orgulho este ano de encenar um texto do grande dramaturgo brasileiro Ariano Suassuna. “A Farsa da Boa Preguiça” será apresentada hoje, (2 de dezembro), às 19 horas, no auditório da Escola.  

“Ariano é nordestino da Paraíba e arrisco dizer que essa característica é uma das mais importantes de sua expressão, pois sua obra, rica pela profundidade dos conteúdos abordados e pelo preciosismo estético, se revela também popular e acessível a qualquer brasileiro, além de levar a identidade do Nordeste a todo o mundo”, diz Andréa Piol, que dirige o grupo e coordenado o Núcleo de Arte.

O desafio vivenciado pelos jovens atores do Santa Cecília, além de encarar um palco numa perspectiva mais profissional, reafirma o compromisso da Escola em vivenciar a cultura nordestina.

A montagem que o Grupo de Teatro traz à cena é uma adaptação do texto original conduzida pela diretora Andréa Piol. A proposta permite aos atores uma criação livre em coerência com as questões abordadas no roteiro e com a estética sugerida pelo mestre Ariano Suassuna. Ao estudar e compreender mais profundamente a obra, os alunos ganham maturidade para representar com mais verdade os personagens e ambientes da história.

É a segunda vez que o grupo realiza a montagem desse espetáculo (a primeira foi em 2007) e o dramaturgo paraibano - autor de O Auto da Compadecida, O Santo e a Porca, A mulher Vestida de Sol etc- parece se firmar como conteúdo permanente no aprendizado teatral desenvolvido na Escola.
“O elenco da primeira montagem, sempre alunos, já confirmou presença na estreia e se eu fosse você, não perderia a oportunidade de dar boas risadas com esta comédia de costumes tão brasileiros”, convida Andréa.

A Farsa da Boa Preguiça

Joaquim Simão é um poeta humilde, que vive de escrever cordel e se recusa a trabalhar de outra maneira. A família passa fome, mas sua preguiça de desenvolver qualquer outro trabalho o impede de ganhar algum dinheiro. Nevinha, sua esposa, é amorosa e dedicada, assume os afazeres da casa e tenta incentivar o marido a garantir o sustento das crianças. Todavia, Simão só quer descansar e pensar na vida. É um homem sossegado, alegre e esperançoso; que vive sem se preocupar com nada e tem muita fé.

Seu Aderaldo, por outro lado, é um homem rico, casado com Dona Clarabela, uma pseudo-intelectual que por fora se faz de culta e virtuosa, mas na verdade é cheia de futilidades. Os dois são infelizes no casamento e não desfrutam da riqueza que têm. Seu Aderaldo trabalha demais e sua esposa vive de caso com outros homens. Eles não se conformam com o fato de Simão e Nevinha serem pobres e de bem com a vida, resolvem então atrapalhar a felicidade do casal.

O cenário dessa trama é o sertão, com todo regionalismo e folclore nordestino. Como é comum nas obras de Ariano Suassuna, a religiosidade também se faz presente. É nesse ambiente que se desenrola a "Farsa".

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DE ARTE

1º de dezembro:
FESTIVAL DE DANÇA: Divertindo a mente!
Todas as alunas das modalidades de Dança se apresentarão.
Local: Teatro Celina Queiroz - UNIFOR

2 de dezembro:
A FARSA DA BOA PREGUIÇA, espetáculo de Ariano Suassuna, estrelado pelo elenco do Grupo de Teatro do Colégio Santa Cecília, em sessão única às 19h.
Local: Auditório do Colégio Santa Cecília

3 de dezembro:
PETER PAN MUSICAL, espetáculo da turma de Teatro juvenil, às 10h30min.
OS SALTIMBANCOS, espetáculo da turma de Teatro infantojuvenil, às 15h.
RECITAL DE MÚSICA, com todos os alunos de Violão e os Corais infantil e adulto, às 19h30min.
Local: Teatro Celina Queiroz - UNIFOR

4 de dezembro:
ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS, espetáculo da turma de Teatro infantil I, às 11h.
O REIZINHO MANDÃO E AS PRINCESAS, espetáculo da turma de teatro infantil II, às 15h.
A TURMA DO MENINO MALUQUINHO, espetáculo da turma de Teatro infantil III, às 18h.
Local: Teatro Celina Queiroz - UNIFOR

Notícias Relacionadas

As matrículas estão abertas, exclusivamente pelo site da ACDMAV (http://www...
O grupo cantou músicas natalinas, na Praça de Alimentação do Shopping Riomar.
A Turma do Limoeiro, de Mauricio de Sousa, pode ser a nossa turma de amizades sinceras...