Brincar, brinquedo, brincante...

Conhecer a obra de Ivan Cruz é uma das etapas do projeto que encerra a Educação Infantil.
08/11/2016

Ele nasceu em 1947 nos subúrbios cariocas e conheceu como ninguém as brincadeiras de rua: bola de gude, amarelinha, pipa, carrinho de rolimã... O artista plástico Ivan Cruz se popularizou com suas pinturas retratando mais de 100 brincadeiras distintas e chamou essa série de “Brincadeiras de Criança”.

O trabalho do artista carioca serviu de inspiração para as crianças do Infantil 5, que pesquisaram sobre sua história, conheceram seu trabalho e reproduziram suas telas. Vinicius Aquino, João Ricardo e Luiza Maria, do Infantil 5, contam sobre o que viram.

“Ele ficou grande e continuou vivendo de brincadeiras”, explica Vinícius, ao contar que Ivan abandonou a carreira de advogado para viver das pinturas e esculturas.
João se detém na temática das pinturas: “Eu gostei das casinhas, naquele bairro, onde todo mundo brinca na rua”, diz, chamando a atenção para a importância de deixar de lado os eletrônicos.

“Azul, amarelo, vermelho... as cores deixam tudo mais bonito, não tem tristeza...”, observa Luiza, atenta a paleta de cores.

No trabalho de pesquisa do projeto que encerra a fase de Educação Infantil, as crianças do Infantil 5 ainda conheceram e experimentaram brincadeiras tradicionais, que oportunizaram o contato com a cultura popular. Além disso, apreciaram obras do artista Portinari e fizeram releituras pintando o sete.

Notícias Relacionadas

Uma programação permeada de narrativas com esse elemento fascinante, o livro!
O Berçário é uma etapa da Educação Infantil primordial para o crescimento saudável dos...
Aprender Matemática através dos números das coleções