Chapada Diamantina

Nesta segunda-feira, 11 de agosto, alunos do Santa Cecília embarcam rumo a um dos paraísos naturais do Brasil.
08/08/2014

A Bahia é riqueza de dar gosto e a Chapada Diamantina é roteiro obrigatório nas Viagens Pedagógicas do Santa Cecília. De 11 a 17 de agosto, alunos da Escola vão conhecer esse cenário de muitas belezas. Veja o roteiro:

1º. DIA – FORTALEZA/SALVADOR/CHAPADA (MUCUGÊ)
Chegada e traslado para a Chapada Diamantina, ponto de partida para nosso projeto de estudo. À noite, diário de bordo e passeio pelo centro histórico da bucólica cidade de Mucugê.

2º. DIA – CHAPADA – MUCUGÊ – PROJETO SEMPRE VIVA – MUSEU DO GARIMPO
Visita ao Museu do Garimpo, que nos apresenta a história da ocupação garimpeira, estabelecendo a relação entre as trilhas e o garimpo. Mostra, ainda, a questão da extração de diamantes e os danos ambientais causados pela atividade. É pela Trilha do Diamante que chegaremos ao Projeto Sempre Viva, um laboratório botânico que estuda a preservação da planta Sempre Viva.

3º. DIA – CHAPADA – MUCUGÊ – POÇO AZUL/POÇO ENCANTADO/LENÇÓIS
Visita ao Poço Azul, de beleza rara, onde teremos a oportunidade de mergulho num lago incrustado numa caverna maravilhosa. Em seguida, conheceremos o poço Encantado, onde a magia de sua cor azulada, intensa e transparente encanta a todos que o visitam. Mas são os raios de sol que entram no poço, por meio de uma claraboia natural, os protagonistas do espetáculo. Saída para Lençóis.

4º. DIA – LENÇÓIS/MORRO DO PAI INÁCIO/PRATINHA/LAPA DOCE – FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO
Visita ao Morro do Pai Inácio, com uma situação bem central na Chapada, o que permite uma vista panorâmica de uma grande parte das elevações mais imponentes da região, como as Serras da Bacia, Mucugezinho, Sobradinho e os morros do Camelo e Morrão. A exuberância da paisagem observada daquele ponto culminante é arrebatadora. Em seguida, visita à Gruta da Pratinha, escavada caprichosamente pelo rio de mesmo nome. A Gruta tem característica das regiões calcárias, com um tom azulado e águas cristalinas que, ao receber a incidência da luz solar, toma o tom prateado, daí o nome. Local muito agradável para o banho e mergulho de flutuação no interior da caverna. A nossa última parada será ao entardecer na Gruta da Lapa Doce. A caverna possui uma imensa variedade de formações rochosas raríssimas.

5º. DIA – LENÇÓIS/SALÃO DE AREIAS/SALVADOR
Breve passeio pelo “Salão das Areias”, onde teremos a oportunidade de interagir com a comunidade local. Chegada em Salvador.

6º. DIA – SALVADOR/PRAIA DO FORTE/SALVADOR – SHOW FOLCLÓRICO
Neste dia, conheceremos as belezas naturais da Praia do Forte e, também, diversos projetos ecológicos desenvolvidos na localidade, como, por exemplo, o Projeto Tamar. À noite, teremos o esperado show folclórico em casa típica da capital, momento maravilhoso para conhecermos com mais profundidade o folclore, a cultura e os envolventes ritmos baianos.

7º. DIA – SALVADOR/CITY TOUR/FORTALEZA
City tour de despedida da capital baiana, que contemplará os principais pontos históricos e turísticos de Salvador, tais como Mercado Modelo, Catedral, Igreja de São Francisco, Elevador Lacerda e Pelourinho. Aproveitaremos para aprender um pouco da rica história de Salvador.

Notícias Relacionadas

A viagem acontecerá de 25 a 29 de junho.
Calendário de lançamentos
As viagens estão chegado! Confira os destinos e o período de cada novo destino.