Diversidade na exposição do 6º ao 8º

Da guerra ao nascimento dos bebês, das paisagens cariocas ao avanço tecnológico.
25/08/2015

A exposição da SICE é antes de tudo um programa familiar. Não há estande que seja montado sem a presença marcante das famílias. O trabalho dedicado ao Rio de Janeiro, de alunos do 7º ano, nos projeta naquele ambiente tipicamente carioca: os botecos, os morros populosos, o Pão de Açúcar, o Corcovado, o calçadão de Copacabana, o samba... Por trás das maquetes que embelezavam o espaço - o bondinho do Pão de Açúcar subia e descia - o auxílio luxuoso das mães.

Elas, aliás, estavam ali para o que desse e viesse. Ao final da exposição era servida uma deliciosa feijoada! Feita por quem? Uma mãe tipicamente carioca. “As meninas juntam caixas desde o período da Páscoa. O envolvimento delas foi muito grande. Tudo foi construido com material reciclável como papel, caixa e tinta a base de água”, explica Eugenie Neri, mãe da Isadora, que auxiliou na produção das maquetes, destacando a preocupação ecológica.

Do Rio de Janeiro para o cenário de guerra. Alunos do 7º ano reconstituiram a 2ª Guerra Mundial. No meio do estande uma forca pendurada para representar simbolicamente o extermínio dos Judeus. Eles simularam ainda os campos de batalhas, o inverno russo, as táticas nazistas e abordaram os riscos das bombas nucleares. “É bom relembrar para que não volte a acontecer”, afirmava um dos integrantes do grupo.

No espaço intitulado “Ciência: posso explicar?”, do 8º ano, foram desenvolvidas experiências das mais inusitadas. Pirulitos de açúcar cristalizado, bolinhas de sorvete a base de hidrogênio líquido, meleca de cola, a quebra de moléculas da maisena. Dava, sim, para se sentir em um laboratório.

O azul predominou no espaço dedicado aos bebês. Isabela discorria, na entrada, sobre o desenvolvimento gestacional enquanto, no ambiente ao lado, era apresentado um quarto de bebê perfeitamente ornamentado que trazia inclusive os aromas. Ali, a equipe reproduzia movimentos, a fala, as percepções de visão e audição.
E havia muito mais na exposição da SICE: viagens ao Japão, a Itália, os avanços tecnológicos, percepções ópticas...

Hoje acontece a mostra de trabalhos do 9º ano do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio.   

    

Acesse mais notícias sobre a XXVII SICE

Notícias Relacionadas

A viagem acontecerá de 25 a 29 de junho.
Uma manhã de sábado dedicada à promoção da saúde, à integração, à alegria.
No laboratório, os alunos desenvolvem projetos desde a concepção até a execução final.