Duc in Altum!

03/03/2017

Cada lugar dos mares, dos rios, dos lagos, dos riachos possui seus encantos.

Os rios nos trazem a pureza das nascentes, a beleza dos ribeirinhos, da vegetação, das canoas que passam, dos barcos que navegam; e no mar tudo é gigante, o horizonte chega a se confundir com o céu. É também lugar para o sustento de muitos.

Num desses locais, margeando o lago de Genesaré, Jesus avista dois barcos que estão ali, na margem, quando os pescadores já limpam as redes e se organizam para irem a suas casas, com a alegria ou a tristeza da boa ou da fraca pesca. Então, ele pede para subir em um dos barcos, o de Simão Pedro, e se afasta um pouquinho da margem, fala à multidão que se comprimia.

Os pescadores estão desanimados com a pesca daquele dia.

Pesca boa é a que traz peixes bons e grandes. Nesse dia, tudo indica que foi muito fraca, nada haviam trazido.

De um lado, os pescadores passam a ouvir Jesus e até se consolam por aquele dia. Estão disponíveis para ouvir o Mestre, suportando o cansaço e a decepção.
Terminada a fala para aquela pequena multidão, que já vai deixando a beira do lago, saciados do alimento da Palavra de Deus, na direção das suas casas, Jesus sugere aos pescadores irem mais ao fundo do lago. Simão, então, interpela Jesus dizendo que a pesca naquele dia não estava boa. Imediatamente, já tocado pela Palavra, rompe como que parecia certo e sinaliza que, mesmo assim, vai seguir a Palavra do Mestre.

Pode ter havido da parte de qualquer pescador alguma contestação ou todos concordaram com a decisão de Pedro. Não se sabe. O certo é que o barco de Simão seguiu, mas outro ficou. Não se sabe se eles não ouviram a voz do Mestre ou não acreditaram. Simão e os pescadores jogaram as redes ao mar, ao alto-mar. Jesus não fez promessas que isso seria exitoso, mas sua palavra não retorna sem produzir frutos. Os peixes saltitavam sobre a rede, de tal forma que outros pescadores  foram chamados e os dois barcos voltaram abarrotados.

É que Deus pode nos chamar no nosso momento mais vulnerável, solicitar a nossa aceitação, falar para nós e nos animar para seguir ao largo: Duc in Altum!

 

Ivan Guimarães  – Gerente do Setor de Comunicação do Santa Cecília

 

Notícias Relacionadas

Rede Damas Educacional divulga Relatório Social 2023.
Os Educadores do Colégio Santa Cecília elegeram a nova CIPA para a gestão 2024 a 2025.
O tema deste ano é “Fraternidade e Amizade Social”.