Exposição Científico-Cultural

A SICE apresentou o resultado de muita pesquisa, investigação e síntese.
24/08/2015

A SICE exige tanto esforço físico quanto mental. Na última segunda-feira (24 de agosto), alunos do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental apresentaram seus trabalhos de pesquisa, na primeira noite de Exposição Científico-Cultural da SICE. Os trabalhos trazem inúmeras possibilidades de leitura do tema deste ano: “Você parte do Universo”.

Na terça-feira, foi a vez da apresentação dos trabalhos de 9º ano do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio. Pesquisas que discutiam, por exemplo, a crise hídrica, atualizando a perspectiva que se tem da seca no Nordeste.

“O nosso trabalho se chama “A lágrima do sertão”, uma gota que vale a própria vida, que quando escorre deságua em um rio. A maior seca que vivemos, a “Seca do XV”, pode voltar a acontecer se não nos preocuparmos com a questão da água imediatamente”, explica Ariana Ximenes, integrante da equipe e aluna do 9º ano. 

A equipe trouxe a questão sob olhares diversos: causas como o desmatamento, soluções como intervenções no solo e reutilização da água, entrevistas com representantes do Dnocs, experiências inovadoras e fatos históricos. O grupo resgatou a história dos “currais humanos”, que impediam que as vítimas da seca migrassem para a capital.

Temas muito controversos e atuais foram enfrentados com bravura por alunos do 1º ano do Ensino Médio. “A vida em pauta” é tema do trabalho que abordou três questões muito polêmicas: aborto, eutanásia e pena de morte. “A gente procurou não se posicionar, apresentar argumentos tanto de quem é a favor, como de quem é contra. Para falar de coisas tão difíceis, optamos pela encenação, criando situações hipotéticas para que o público tome suas próprias conclusões”, detalha Giovana Almeida, que faz parte do grupo e é aluna do 1º ano do Ensino Médio.

Acesse mais notícias sobre a XXVII SICE

Notícias Relacionadas

A viagem acontecerá de 25 a 29 de junho.
Uma manhã de sábado dedicada à promoção da saúde, à integração, à alegria.
No laboratório, os alunos desenvolvem projetos desde a concepção até a execução final.