Judô - Exame de Faixa

No dia 5 de novembro, a Escola realiza mais uma mudança de faixa, um momento especial.
06/10/2016

A cada final de semestre é realizado o Exame de Faixa de Judô na Escola. O momento em que os alunos têm a oportunidade de mostrar o seu crescimento e desenvolvimento obtidos nas aulas de Judô para os pais e familiares.

No Judô existem as graduações: Kyu (graduação inferior), que são as faixas de cores, e Dan (graduação superior), que vem a partir da faixa preta.

A faixa simboliza o ciclo de aprendizagem de um praticante nas diferentes etapas de sua vida como judoca, a cada conquista ele avança mais um degrau em busca da tão sonhada faixa preta. Esta representa a maior idade técnica do praticante, mas não o final do aprendizado na arte do Judô e, sim, o início do aprendizado em um novo ciclo.
As faixas denominadas Kyu seguem a seguinte ordem: Branca, Branca ponta Cinza, Cinza, Cinza ponta Azul, Azul, Azul ponta Amarela, Amarela, Amarela ponta Laranja, Laranja, Verde, Roxa e Marrom. Salientamos que as três primeiras faixas e as demais com ponteiras são utilizadas apenas pelas crianças.

A partir da Faixa Preta a graduação muda de Kyu para Dan. Do 1° ao 5° Dan se utiliza a faixa Preta com uma fita indicando o Dan. Do 6 ao 8° Dan pode-se utilizar a faixa Preta ou uma faixa Coral (com as cores branca e vermelha) e no 9° e 10° Dan utiliza-se uma faixa Vermelha.

Em 2011, a Confederação Brasileira de Judô divulgou um documento que regulamenta a troca de faixa, informando o tempo de carência que o aluno deve ter para passar de uma faixa a outra, a idade mínima e as técnicas que o ele precisa saber para chegar à próxima graduação.

No dia 5 de novembro, o Santa Cecília realiza mais um exame de faixa, um momento muito especial, quando temos a oportunidade de apresentar para os pais o trabalho desenvolvido durante o semestre. Ficamos realizados com o sorriso e a alegria dos alunos quando recebem a nova graduação, que é fruto da dedicação e parceria entre eles, professor e família.

Professor Wesley do Amaral (faixa preta 2º Dan)

 

Notícias Relacionadas

Segunda Corrida de Rua do Colégio Santa Cecília
Inscrições abertas a partir de 18 de março.
Uma manhã de sábado dedicada à promoção da saúde, à integração, à alegria.
Matrículas abertas de 15 de março a 05 de abril. Acesse o link de matrículas.