Nossas homenageadas - 200 anos

Dona Almerinda, Ir Tarcísia e Ir. Eulalia.
12/12/2023

Dia 30 de março será muito especial para nós que somos integrantes do Colégio Santa Cecília. A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará realizará uma Sessão Solene pelo Bicentenário do Instituto das Religiosas da Instrução Cristã. A homenagem é um reconhecimento da educação de qualidade e comprometida que a Instituição realiza em três continentes, em especial, da importância que o Colégio Santa Cecília tem no Ceará.

A sessão é também uma oportunidade de homenagear gerações que construíram esta história de 200 anos. Almerinda Albuquerque faz parte da família que fundou o Colégio Santa Cecília, na cidade de Maranguape, e, muito jovem e destemida, assumiu a direção da Escola e a administrou por quatro décadas, ou seja, dedicou sua vida a esse propósito. Em um gesto de confiança, ela delegou às Religiosas da Instrução Cristã a missão de assumir e conduzir a instituição escolar.

Irmã Tarcísia da Silva é testemunha ocular de parte dessa trajetória. Muito jovem, ainda aspirante, ela chegou à Escola no Bairro Benfica. Testemunhou mudanças, crescimentos, a evolução nos modos de educar e nunca perdeu o hábito de sentar na entrada da Educação Infantil para abençoar os pequeninos. Irmã Tarcísia é a personificação da elegância e da delicadeza.

A brasileira nascida em Pernambuco e agraciada com o título de cidadã cearense é hoje uma personalidade do mundo. Ir. Eulalia Maria Wanderley de Lima é a Superiora-Geral das Religiosas da Instrução Cristã (segundo mandato) e vive entre o Brasil, a Bélgica e o Continente Africano. Quem a conhece sabe que o tamanho de sua responsabilidade é proporcional a sua simplicidade. Durante mais de 25 anos, dirigiu o Colégio Santa Cecília. Ela sempre será de casa.

Com o espírito desbravador das pioneiras, sem perder do horizonte os desafios da sociedade contemporânea, Ir. Patrícia Silva de Vasconcelos é Diretora-Geral do Colégio Santa Cecília, coordena a ANEC no Ceará e conduz a construção da nova unidade no Eusébio. Ela veio do sertão pernambucano, divisa com a Paraíba, da pequena Itambé. Há uma crença que diz: mulheres do sertão são feitas de coragem e fé.

Notícias Relacionadas

Rede Damas Educacional divulga Relatório Social 2023.
Os Educadores do Colégio Santa Cecília elegeram a nova CIPA para a gestão 2024 a 2025.
O tema deste ano é “Fraternidade e Amizade Social”.