Nossos homenageados - 200 anos

Apresentamos hoje três homenageados: Bosco, Leó e Francisca.
12/12/2023

Dia 30 de março será uma data muito importante para o Colégio Santa Cecília: quando acontecerá, na Assembleia Legislativa, a sessão solene comemorativa dos 200 ANOS de fundação do Instituto das Religiosas da Instrução Cristã. A sessão será ainda mais marcante porque serão homenageadas dez pessoas fundamentais na trajetória da nossa Escola. Elas, na verdade, representam seus respectivos coletivos.

Apresentamos hoje três homenageados:
O mais experiente e espirituoso dos homenageados contabiliza 46 anos de dedicação ao Colégio Santa Cecília. João Bosco Ribeiro de Sousa coordena o Serviço de Mediação Escolar e é, muitas vezes, temido pela “turma da bagunça”. Mas ele guarda em si um contundente senso de justiça: “Nunca puni um aluno de primeira vez”. E é reconhecido por isso, a ponto de os encontros inusitados e furtivos que acontecem com ex-alunos, Brasil afora, resultarem em abraços calorosos e conversas sobre os dias que passam. Bosco gosta da vida e luta por ela todos os dias.

Do janelão da sala de Leonilia Maria de Oliveira Souza, a Leó, dá para visualizar direitinho por onde correm suas paixões. Na “tela”, um entra e sai de crianças, meninos e meninas, de bolas, de sorrisos, de abraços, de cochichos. Leó é incapaz de ficar quieta, de parar, de olhar a vida do birô. Uma liderança como aluna (estudou na Escola desde o 8º ano), uma profissional comprometida durante os anos que viriam. Leó é criança desde sempre. Comove-se com o que vê, com o que lembra, com o que virá.

O cheirinho que vinha da cozinha era inconfundível: caldos e salgados saídos do forno e fogão de Francisca Nunes da Silva, quando a comida era produzida nas dependências da Escola. Ela viu gerações de religiosas e diretoras passarem nos seus 33 anos de Casa e guarda boas lembranças e gratidão. Ainda hoje, não nega um sorriso e um cafezinho. Nós é que agradecemos, Francisca, cozinha só funciona se tiver amor, o que em você tem de sobra.

Notícias Relacionadas

Rede Damas Educacional divulga Relatório Social 2023.
Os Educadores do Colégio Santa Cecília elegeram a nova CIPA para a gestão 2024 a 2025.
O tema deste ano é “Fraternidade e Amizade Social”.