Participais

O Participais é um projeto do Santa Cecília que traz os pais de volta à sala de aula.
11/08/2016

Um retorno aos bancos escolares, ao tempo de juntar as primeiras letrinhas, conhecer os números, aprender a ensinar. O Participais é um projeto do Santa Cecília que traz os pais de volta à sala de aula. Não para as reuniões sobre os filhos, esse é outro momento. O que fazem ali é conhecer os conteúdos, explorá-los, submergir no universo dos pequeninos.

“Participais é um encontro entre pais e professores que tem como objetivo maior fortalecer essa parceria. Nesse sentido, são abordados temas pertinentes à prática pedagógica, o que acontece em sala de aula. É um espaço no qual tanto os pais podem dar um feedback aos professores de como compreendem essa prática, como também os professores podem orientá-los sobre como contribuir na formação dos filhos”, explica Priscila Gadelha, do Núcleo de Apoio Psicopedagógico.

Os temas abordados no Participais surgem de uma consulta prévia aos pais sobre questões que eles gostariam de tratar naquele encontro. Este ano, o tema do Infantil 2 ao 4 foi “Da rotina de casa para a rotina da escola”. Nessa fase de crianças tão pequenas, explica a coordenadora Mara Godinho, “nós estamos investindo na construção da autonomia delas. E por vezes há um descompasso entre o que se conquista na escola – rigor com os horários, compartilhamento dos brinquedos etc. – e a rotina em casa”.

A tarefa de casa é um bom exemplo da necessidade desse afinamento, não é para ser um instrumento de obrigação, mas de aprendizagem, de partilha do conhecimento. É necessário, então, que os pais saibam como fazer a intervenção, em consonância com o trabalho desenvolvido pelos educadores.
Maria Érica, mãe do Estevão Lima (Infantil 2), seu primeiro filho, é estreante no Participais. “Achei muito importante porque todos nós pudemos dividir dificuldades, alegrias, desafios, mas, acima de tudo, afetos. Neste mundo tão imediatista, tão consumista, eu acho que os pais precisam cada vez mais dividir e transmitir esses afetos junto com a escola, que é uma instituição tão importante quanto a família. São instituições que não se sobrepõem, mas que precisam estar juntos no papel de educar.”

Notícias Relacionadas

Uma programação permeada de narrativas com esse elemento fascinante, o livro!
O Berçário é uma etapa da Educação Infantil primordial para o crescimento saudável dos...
Aprender Matemática através dos números das coleções