Projeto Geração

A Campanha da Fraternidade dialoga com o Geração que, em abril, fez sua primeira Visita Social
15/05/2015

Com o tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e o lema “Eu vim para servir” (cf. Mc 10, 45), a Campanha da Fraternidade 2015 busca recordar a vocação e a missão de todo cristão e das comunidades de fé, a partir do diálogo e da colaboração entre Igreja e Sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II.

O tema da campanha deste ano, segundo a CNBB, reflete a dimensão da vida em sociedade que se baseia na convivência coletiva, com leis e normas de condutas, organizada por critérios e, principalmente, com entidades que cuidam do bem-estar daqueles que convivem.

“No Santa Cecília, a campanha vem sendo trabalhada com alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, no sentido de servir ao outro, ou seja, de que maneira posso ser útil através de gestos concretos que se traduzem em dimensões como afeto, espiritualidade, solidariedade, compaixão e misericórdia”, explica Irmã Elda, coordenadora do SOR. 

Aproximar os preceitos cristãos da realidade social é uma prática recorrente no Santa Cecília. “Eu vim para servir” dá sustentação a projetos extramuros da Escola, como o Geração que, no último mês de abril, fez sua primeira Visita Social de 2015(Ver vídeo). A cada ano, algumas instituições são escolhidas, particularmente de atendimento a idosos e crianças, suas necessidades são levantadas e se inicia uma relação de aprendizado mútuo.

Os alunos fazem uma campanha de arrecadação de gêneros alimentícios e higiene pessoal e contribuem com uma taxa de adesão que garantirá o lanche solidário, o momento mais interessante justamente porque os leva ao encontro de crianças e idosos de realidades tão distintas das deles.

“É interessante observar o cuidado com que os nossos alunos se dedicam a essa atividade, o olhar para os pequenos detalhes, a preocupação de não oferecer qualquer coisa, o contato que estabelecem, por exemplo, maqueando, cuidando dos cabelos, das unhas das idosas. É verdadeiramente um despertar para uma realidade que não é a deles”, observa o professor de Catequese, Bonifácio Vieira.  

As visitas do projeto acontecem três vezes ao ano e ainda culmina com o Natal do Geração, no qual a Escola abre as suas portas para uma programação voltada a crianças. E não é só: na preparação para a Primeira Comunhão, os alunos fazem a primeira visita social, e o tema da Campanha da Fraternidade é levado para cada sala de aula.

Veja também o novo vídeo produzido pelo Setor de Comunicação da Escola sobre o Projeto.
 

Notícias Relacionadas

São momentos de autoconhecimento, fé, fortalecimento da espiritualidade e união.
Os professores de Educação Física Ana Priscilla e Rafael Almeida organizaram jogos...
O tema deste ano é “Fraternidade e Amizade Social”.