Ser diferente é normal

Através do livro “Draguinho – diferente de todos, parecido com ninguém”, as crianças problematizaram o tema através de metodologias ativas.
18/12/2023

Draguinho é um personagem que dialoga com as crianças sobre o respeito às diferenças. No 4º ano do Ensino Fundamental, muitas abordagens sobre empatia foram trabalhadas a partir da história desse pequeno dragão que não consegue soltar fogo pela boca nem pelo nariz, só água. Ele descobre o quanto é interessante ser diferente quando chega à floresta.

Através do livro “Draguinho – diferente de todos, parecido com ninguém”, as crianças problematizaram o tema através de metodologias ativas. “Em um primeiro momento, elas construíram o Draguinho e, posteriormente, realizaram uma sequência de atividades de pesquisa buscando encontrar soluções conjuntas para o respeito e o acolhimento às diferenças”, descreve a professora Renata Castelo Branco.

As características do gênero textual conto de encantamento também foram trabalhadas através da leitura do livro. Para encerrar a leitura, o Núcleo de Artes preparou uma apresentação teatral com os alunos, proporcionando um momento divertido de aprendizado. “Outros contos de encantamento tradicionais também foram apresentados de forma dinâmica e interativa, despertando o envolvimento e o interesse dos alunos”, observou a professora Mariana de Castro.

Notícias Relacionadas

São momentos de autoconhecimento, fé, fortalecimento da espiritualidade e união.
Uma programação permeada de narrativas com esse elemento fascinante, o livro!
No laboratório, os alunos desenvolvem projetos desde a concepção até a execução final.