Sessão Solene pelo Bicentenário do Instituto das Religiosas da Instrução Cristã

Dia 30 de março, às 18h, no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Ceará (entrada pela rua Barbosa de Freitas).
23/03/2023

Com alegria e gratidão, o Colégio Santa Cecília convida para a Sessão Solene em comemoração pelos 200 ANOS de fundação do Instituto das Religiosas da Instrução Cristã, no dia 30 de março, às 18h, no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Ceará (entrada pela rua Barbosa de Freitas).

Somos nós, integrantes do Colégio Santa Cecília, que, aqui no Ceará, contamos esta história feita de bravura e coragem, a qual começou há 200 anos na Bélgica. Se hoje realizamos uma educação transformadora, que busca fazer a diferença no mundo, damos graças às mulheres que, pioneiras, assumiram a missão de educar em tempos históricos conflituosos e quando os direitos sociais das mulheres eram negados. Madre Agathe Verhelle e outras religiosas desbravadoras contribuíram para os avanços sociais e de direitos, só conquistados por uma educação crítica, que respeita e acolhe as pessoas como imagem e semelhança de Deus e que é comprometida com a ciência, o diálogo, a ética e a transparência.

O Instituto das Religiosas da Instrução Cristã foi fundado no dia 25 de março de 1823, na Bélgica, por Madre Agathe Verhelle. O amor à juventude logo faria com que o carisma se expandisse e, prestes a completar 200 anos de história, a força dessa identidade pulsa em cada religiosa, em cada comunidade e na vida da Igreja. Ao longo deste tempo, a coragem e a dedicação missionária de cada Irmã fizeram com que o carisma de “consagrar-se e sacrificar-se inteiramente à juventude em toda parte onde puder propagar a glória de Deus” avançasse para além das fronteiras belgas e chegasse, posteriormente, ao Brasil e à África, alcançando milhares de vidas. A Sessão Solene é uma proposição do Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Evandro Leitão, e do Deputado Estadual licenciado Salmito Filho.

Notícias Relacionadas

Rede Damas Educacional divulga Relatório Social 2023.
Os Educadores do Colégio Santa Cecília elegeram a nova CIPA para a gestão 2024 a 2025.
O tema deste ano é “Fraternidade e Amizade Social”.