Trânsito em pauta

31/01/2017

Uma equipe de coordenadores do Santa Cecília esteve reunida, na última segunda-feira (30 de janeiro), na sede do Detran-CE, com a Diretora de Planejamento Lorena Moreira e o Gerente do Núcleo de Educação, Pesquisa e Projetos Fernando Ibiapina. A reunião teve como intuito buscar alternativas educativas para o entorno do Colégio Santa Cecília.

“Fomos muito bem recebidos e acolhidos. O encontro, o primeiro de uma série, aconteceu em um clima de diálogo e partilha de ideias. Muitos projetos já são desenvolvidos pelo Detran-CE incluindo a formação de estudantes, educadores e pais”, explica Ivan Guimarães, Gerente de Comunicação do Santa Cecília.

O grupo conheceu ainda a Escola de Educação para o Trânsito, espaço lúdico que adota formas variadas de envolver as crianças e os jovens na formação para o trânsito. Foi construída, por exemplo, uma réplica da cidade de Fortaleza com peças de encaixe, onde os estudantes guiam carros remotos usando a robótica, conhecendo os diversos papéis que desempenhamos numa cidade, como condutores de carros, bicicletas e também como pedestres.

Outras atividades possibilitam a montagem de espaços da cidade, a serem desenvolvidas em grupo, permitindo um fazer coletivo para solucionar problemas do trânsito da cidade. Em uma pista “real"  ̶   com semáforos, faixas, sinais de trânsito   ̶  , estudantes usam carros elétricos, sob a monitoria de educadores, para a construção dessa consciência de cidade para todos. Tem ainda teatro, leituras de cordel, pintura, vários recursos da Escola de Educação para o Trânsito.

“Saímos com o compromisso de realizar atividades conjuntas, levando para o nosso cotidiano a reflexão e as sugestões de ações para melhorar o trânsito da cidade. Outro fruto desse proveitoso encontro é o contato com a AMC, que cuida do trânsito na nossa cidade, para darmos as mãos na busca de alternativas que melhorem o ir e vir à Escola. Sabemos que o desafio é muito grande, mas contaremos com toda a comunidade para realizarmos pequenas e grandes ações que colaborem para evoluirmos nesta que é uma necessidade coletiva”, observa Ivan.

Notícias Relacionadas

Rede Damas Educacional divulga Relatório Social 2023.
Os Educadores do Colégio Santa Cecília elegeram a nova CIPA para a gestão 2024 a 2025.
O tema deste ano é “Fraternidade e Amizade Social”.