Visita ao acervo - Airton Queiroz

Educadores do Santa Cecília que irão à EURO 2017 fizeram uma visita guiada pela exposição.
16/11/2016

Um Oásis em meio ao zig zag de carros que correm para chegar em algum lugar. Caso seja possível para você, libere o elevador e entre pela escada lateral que fica generosamente localizada entre o verde das árvores.

Você vai chegar ao Espaço Cultural Airton Queiroz.

Lá, 400 anos de História da Arte Brasileira e Mundial está disponível à espera de cada um de nós.

O colecionador de arte, Chanceler Airton Queiroz, abre as portas de quarenta anos dedicados a construir um respeitado acervo de arte.

Mesmo aqueles que já são íntimos das grandes galerias, museus e exposições no Brasil e em outros países, saberão reconhecer estar diante de uma rara pepita de ouro.
Percebe-se que cada obra foi sendo desejada e garimpada com muito zelo e singular sensibilidade. Claro que isso envolveu muito investimento e escolhas.

São cinco salas. Das três do andar superior, duas são dedicadas à arte sobre o Brasil, de Frans Post e Eckhout, passando por várias escolas, entrando na Arte Modernista de artistas como Anita Mafalti, Lasar Segal, Portinari e tantos outros nomes de peso da nossa arte.

Um outro núcleo é dedicado à arte estrangeira. O nosso olhar faz uma festa com Renoir, Matisse, Rubens, Salvador Dali, Miró entre tantos outros gigantes.

No térreo há duas salas, uma dedicada ao núcleo das Abstrações, que abraça os artistas concretos e os neoconcretos, e outros de também grande relevância como Volpi e Mira Schendel.

Por último, se chega ao núcleo dos Contemporâneos como Adriana Varejão, Beatriz Milhazes, Vik Muniz, Tunga... que nos fazem ver no espelho do que somos hoje: múltiplos, diversos... em construção.

A equipe de educadores do Santa Cecília, que acompanhará a próxima Viagem Pedagógica com alunos para a Europa (EURO 2017), passou uma tarde mergulhada nessa exposição.

Foi uma tarde de trocas, de indagações, de perguntas e de descobertas.

Ao final, tomamos um delicioso café no Café Arte, deixando um gosto de que deveremos voltar muitas vezes para saciar a fome que só a arte nos provoca.
 

Ivan Guimarães – Coordenador do Setor de Comunicação do Santa Cecília

Notícias Relacionadas

A viagem acontecerá de 25 a 29 de junho.
Calendário de lançamentos
As viagens estão chegado! Confira os destinos e o período de cada novo destino.