Proposta Pedagógica

A concepção de sociedade e de educação que norteia o fazer pedagógico do Colégio Santa Cecília tem como base a justiça, a solidariedade e a participação a serviço da vida, da esperança e do bem comum.

Acreditamos numa sociedade sustentável em que:

• Todos tenham condição de vida digna;

• O diálogo, o amor, a justiça e a solidariedade sejam atitudes constantes nas relações entre pessoas, povos e nações, respeitando a individualidade e a dignidade de cada ser;

• A ciência e a tecnologia estejam a serviço da solução dos problemas que afligem a humanidade, proporcionando uma melhoria da qualidade de vida para todos os seres vivos;

• A educação esteja voltada para a afirmação dos direitos e valores individuais, políticos, sociais e ecológicos dos povos, em vista da existência de um planeta saudável e para a formação de sujeitos comprometidos com a democracia, com a justiça e com uma sociedade ecologicamente sustentável.

Optamos por uma educação que nos ajude a revelar a face atual do Cristo Educador, a viver o amor, a fé, a solidariedade e a exercer, com coragem, ousadia e esperança, uma cidadania plena, segundo o carisma do Instituto das Damas da Instrução Cristã.

Nossa proposta educativa é baseada numa abordagem participativa e integrada, assumimos os princípios da intelectualidade, do afeto, da espiritualidade e da ética, numa rede de intenções didáticas pautadas pelo pensamento crítico e pela contextualização dos conteúdos, respaldados pela tendência pedagógica Histórico-Crítica dos Conteúdos.

A metodologia se baseia na relação contextualizada do conteúdo e na problematização da realidade, conhecendo a aprendizagem enquanto um fenômeno que se realiza na interação consigo, com o outro e com o social. Os conteúdos estão organizados nas seguintes categorias: conceituais, procedimentais e atitudinais, desenvolvendo o conjunto de saberes científicos, tecnológicos e sociais sob o prisma da cooperação e da autonomia intelectual.

O Ensino Médio tem por finalidade levar o aluno a refletir criticamente neste mundo sempre em mudanças. Para isso, junto ao desenvolvimento moral e intelectual, devemos incorporar valores e construir competências, assumindo os objetivos a seguir:

 • Aplicar o saber científico nos conteúdos curriculares;

 • Ampliar a formação acadêmica a partir de conhecimentos científicos;

 • Aprimorar a formação ético-cristã, o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;

• Fornecer a aquisição de competências e habilidades de caráter geral, visando à sua formação como pessoa capaz de praticar solidariedade e contribuir para a superação da segmentação social;

• Compreender os processos produtivos e sua relação com o conhecimento.

 

Santa Cecília High School

Em parceria com a University of Missouri para oferecer aos alunos a oportunidade de fazer, a partir do 9º ano, uma dupla formação, com currículo americano*, sem perdas para o currículo brasileiro.