No Tempo Integral Santa Cecília, temos como objetivo desenvolver as habilidades que contemplem as diferentes dimensões das crianças, pois acreditamos que cada uma delas é de extrema importância no desenvolvimento integral do ser humano. Por isso, buscamos oferecer em nosso currículo atividades diferenciadas, que aliem o conhecimento teórico ao conhecimento prático. A linha pedagógica adotada baseia-se na concepção de Educação Integral, que propaga a ideia de que a educação escolar deveria voltar-se para a formação integral da criança, proporcionando, assim, o contato com diversas modalidades de ensino, para que cada aluno possa dedicar-se mais às suas habilidades.
Visão de Criança
Um ser único, ativo, curioso, com direitos e deveres e necessidades essenciais. Um ser social que deve ser respeitado em suas fases de desenvolvimento, em suas hipóteses, descobridor de seu espaço, interagindo em seu ambiente e modificando-o.
Rotina
• Aulas regulares:
7h30min às 11h30min (Educação Infantil ao 1º ano EF)
7h15min às 11h45min (2º ao 5º ano)
7h15min às 12h30min (segunda, quarta e sexta - 6º ao 7º ano)
• Banho, almoço e repouso: 11h30min às 13h30min
• Estudo orientado e atividades do TISC: 13h30min às 17h45min (Infantil 4 ao 5º ano) e 13h30min às 17h (6º e 7º ano)
• Fardamento: Uso obrigatório do fardamento específico do Tempo Integral (blusa, short e sandália papete/Crocs/tênis preto).
Atividades Específicas do Tempo Integral Santa Cecília
• Orientação de Tarefas
As crianças são orientadas por professores preparados para trabalhar a atividade de casa como uma ferramenta na construção do conhecimento, proporcionando a autonomia e o desenvolvimento do senso crítico de nossos alunos. Durante a tarde, as crianças também realizam atividades de estudos, visando à preparação para as avaliações e objetivando a construção do hábito de estudo diário.
• Inglês
O Tempo Integral Santa Cecília oferece um encontro semanal de inglês para os alunos a partir do 2º ano, visando à sistematização dos conteúdos trabalhados no turno regular.
• Informática Educativa
No Tempo Integral, os alunos desenvolvem atividades que favorecem a aprendizagem, a socialização, a autonomia e a criatividade. Através de projetos, as crianças ampliam sua visão de mundo e vivenciam novos conceitos. As novas tecnologias são utilizadas como recurso pedagógico na busca de conhecimento, estimulando a pesquisa e a criatividade das crianças.
• Lazer e Atividades Culturais
Entendemos que a aprendizagem acontece em todas as ações, em qualquer espaço escolar e estende-se para fora dos muros da Escola. Atividades culturais fazem parte de iniciativas importantes da Escola que visam complementar a formação do aluno, dando a ele um conhecimento da diversidade cultural da nossa cidade e, consequentemente, propiciando a sua constituição como cidadão crítico, criativo e com uma ampla visão de mundo.
• Núcleo de Arte e Esporte
As vivências de artes e esportes acontecem a partir de três eixos: o conhecer, o apreciar e o vivenciar, que serão trabalhados nas modalidades extracurriculares, em parceria com os núcleos de Arte e Esporte da Escola. As famílias podem escolher uma entre as modalidades oferecidas pelos núcleos. Essas atividades são trabalhadas com o objetivo de desenvolver o equilíbrio emocional, a boa forma física, a autodisciplina e o senso de cooperação.
• Maker e Programação (Robótica)
Ao ingressarem no universo da Programação e Maker, os alunos vão conhecer o que está por trás dos jogos e vídeos e poderão desenvolver atividades a partir do uso das tecnologias, desenvolvendo o pensamento computacional, sistêmico, o raciocínio lógico, a resolução de problemas com criatividade, foco, concentração, cooperação e trabalho em grupo. Estudarão as várias linguagens da programação através da criação de seus próprios games (2D e 3D), aplicativos e sistemas. O estudo dos conceitos de matemática e física, na prática, auxiliarão na aprendizagem do uso da tecnologia.
• Vida Prática
O cotidiano é um momento rico para estimularmos a autonomia e a independência, respeitando as regras de convivência interpessoal e as noções de boas maneiras e higiene pessoal. As vivências do Tempo Integral também privilegiam a formação humana e espiritual das crianças.
Sandra Paixão – Coordenadora TISC
Rejane Abreu – Psicóloga TISC