Encerramento da Educação Infantil

O tema deste ano é Terra, nossa Mãe: somos os seus guardiões
28/11/2013

No dia 29 de novembro, aconteceu a festa de Encerramento da Educação Infantil, que este ano trouxe como tema Terra, nossa Mãe:  somos os seus guardiões. Leia o belo texto de Mara Godinho sobre o projeto (apresentação do portfólio). 
 

Eu penso em renovar o homem usando borboletas.
                                                                              Manoel de Barros
 

               Comprometidos em atender ao manifesto da mãe Terra, o projeto de encerramento da Educação Infantil de 2013 tem como tema Terra, nossa Mãe:  somos os seus guardiões. Através deste portfólio, procuramos expressar os sentimentos, as descobertas, as reflexões, a aprendizagem e as memórias do percurso de cada um(a) e da turma na Educação Infantil, deixando aqui registrado o encerramento deste ciclo de maneira sensível e inteligente.

               Este projeto foi inspirado no espetáculo e CD chamado “Pra Nhá Terra”, que conta a história de um tatu, o protetor da natureza que desistiu de lutar, e os guardiões da natureza, que o ajudam a resgatar o seu desejo de lutar ao ser tocado novamente pela beleza da natureza e importância da vida. Também nos sentimos tocados e nos tornamos guardiões: da infância, da força e da delicadeza da Terra: nossa Mãe.

               Como guardiões, nosso primeiro desejo foi de acolher e cuidar uns dos outros, da nossa turma e da nossa escola. Em cada encontro durante este ano, todas as conquistas e conflitos nos fortaleceram e nos proporcionaram aprender a crescer e a conviver. Entramos na ciranda dos passarinhos e brincamos com alegria; aprendemos a compartilhar nossas experiências, assim, simplesmente, como crianças fazem e aprendemos muito de forma lúdica. Rodopiamos tanto que caímos no Caldeirão do Vale. Que delícia! Encontramos muitas gostosuras e a melhor delas foi descobrir que a nossa amizade e o respeito por nossas preferências nos fazem felizes. Voamos leves até o girassol, giramos, giramos em busca de novas descobertas, transformando-as em conhecimento. Giramos e o mundo também girou e nos levou à sombra da amendoeira que nos deu o prazer de sentir a sua proteção. Tal como borboletas, inventamos as letras, muitas histórias, sonhamos com delicadeza infantil. Feito caranguejos, mergulhamos na diversidade, no respeito às diferenças e compreendemos a importância da preservação de todos os seres vivos.  Assim como nosso amigo tatu, o tatu do bem, continuaremos a lutar, a amar as pessoas e o mundo em que vivemos.

                                 Por esta Terra estrelada, afirmamos:
               Terra, Terra, eu sou teu filho. Como as plantas e os animais, só ao teu chão eu me entrego. Com amor, firmo a tua paz! (Milton Nascimento e Maurício Borges).

Mara Godinho

Notícias Relacionadas

Momento Expande Colégio Santa Cecília Fortaleza
Manhã de Brincadeiras em Família
BRASIL JUNINO E SUAS TRADIÇÕES POPULARES.
O evento reuniu as crianças do Infantil 5 em uma madrugada inesquecível.