Copa de Futsal 2018

Copa do Mundo Santa Cecília de Futsal: um projeto que não para de se reinventar.
19/09/2018

Eles esperam o ano inteiro por esse evento. Treinam duro, participam de competições na cidade e por vezes no Estado para chegar ao tão esperado momento.

A Copa do Mundo Santa Cecília de Futsal teve início na sexta-feira, dia 14 de setembro. Com direito à entrada de cada delegação dos 23 países vestindo a camisa literalmente de seu time, balançando sua bandeira, ali estava o mundo de chuteiras.

O público fica de pé e aplaude os atletas. De pé também todos participam do hasteamento das bandeiras do Ceará, do Brasil e da Escola, com a linda interpretação do Hino Nacional pela cantora e professora Andréa Piol.

O ápice do momento olímpico é quando a aluna Maitê Viana Paiva entra pela quadra com a tocha, que abraça todo o ginásio com o calor vibrante de todos os jogos que estão por vir. Emoção ao ver aquela menina serena, de olhar firme e decidido, passar por todos os atletas, subir a arquibancada e acender a Pira Olímpica. Momento marcante.
As alunas da Ginástica Rítmica, da professora Vera Quinteiro, abriram a noite com seus gestos precisos e o professor José Carlos falou sobre as amizades que ali seriam construídas. E foi nesse momento que foram chamados os jogadores profissionais de futebol: Amaral, que jogou no Fortaleza, no Málaga da Espanha, no Palmeiras e na Seleção Brasileira. O Rômulo, que jogou no Fortaleza, no Atlético Goianiense, Ferroviário, Vila Nova, Sport Recife, Náutico, Nacional da Madeira e nos internacionais: Al Takara e Kazar Lankaran.

Esses atletas e outros desenvolvem o “Projeto Semear”, que utiliza o esporte para estimular crianças e jovens do bairro Conjunto Ceará a jogar futebol. São jovens que encontram  no esporte uma oportunidade de desenvolvimento de habilidades, valores e oportunidades.
Os alunos do Santa Cecília, sensíveis a esse desafio, participam do projeto doando chuteiras e tênis em bom estado de conservação, para que outros como eles possam realizar o sonho de jogar.

A doação das chuteiras ao Projeto Semear e o pôster de cada time fazem parte das novas ações da Copa de Futsal deste ano. O álbum de figurinhas continua empolgando os atletas que o preenchem e guardam como lembrança de suas histórias na Copa do Mundo Santa Cecília de de Futsal.

Notícias Relacionadas

Atletas de 29 seleções, com mais de 300 alunos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
Os jogos contaram com a presença dos pais e a torcida acalorada dos alunos.
Em outubro deste ano, Maria Eduarda estará abrilhantando nosso XIII Festival de GR.