Conjunto Ceará

04/10/2016

Conjunto Ceará, um bairro populoso de Fortaleza, deu nome à equipe do Ensino Fundamental do Santa Cecília que, bravamente, chegou à final da Olimpíada Nacional de História do Brasil. Não só chegou à final como trouxe para casa a Medalha de Bronze, o grupo mais novo de todos os finalistas.

Raúl Basílides (9º ano), Lívia Magalhães (9º ano) e Saulo Correia (8º ano) quase não acreditaram quando seus nomes foram anunciados no momento da premiação, na Unicamp, em Campinas. O que gerou uma saudação generalizada de escolas de todo o Brasil. “Eu já estava muito orgulhosa de chegar à final, a premiação foi só a cereja do bolo. Receber aqueles cumprimentos todos, as pessoas felizes por nós foi muito bom”, celebra Lívia, que participa da ONHB pela segunda vez e gostou de ver a escola como tema, “a gente passa a percebê-la como aluno, mas também como observador.”

Saulo ressalta que o trabalho é árduo e, nesse sentido, é muito bom ser reconhecido. “É um espaço onde o conhecimento e a nossa opinião, desde que fundamentada, tem muita importância. Não é o professor falando e você escutando, o método permite que cada um tenha o seu espaço”, diz, empolgado com o tema que trata da escola no seu cotidiano.

Raúl, terceiro integrante, diz que o trabalho em grupo é muito mais interessante. “Na verdade, o colégio todo é uma equipe. Não é para decorar, tem um pensamento crítico em relação aos documentos que a gente analisa. Gostei muito da viagem e de entrevistar as pessoas sobre a escola, o que há de bom ou ruim, como pode melhorar”.
 

Notícias Relacionadas

É com imenso orgulho que anunciamos 11 alunos do Colégio Santa Cecília classificados...
As equipes do 5º ano construíram os foguetes durante as aulas de Ciências.
Henrique Pinheiro Lenzi acertou todas as questões da prova de Matemática do ENEM.