Escola para todos

12/01/2017

O Encontro Pedagógico abriu simbolicamente as portas da Escola para o ano letivo que se inicia. E nada mais oportuno do que discutir, logo na abertura do evento, a ideia de inclusão como “escola para todos”.

Foi nesse caminho que a nossa palestrante convidada, a educadora paranaense Laura Monte Serrat, trilhou sua intervenção: “Aceitar é um exercício cotidiano. Aceitar todas as classes sociais, todas as religiões, todas as etnias, todas as possibilidades físicas, mentais, intelectuais, afetivas e relacionais. A grande sacada é como trabalhar tudo isso em diálogo com o grupo. O processo de inclusão envolve a todos, se dá na relação, modifica a todos nós”. 

Monte Serrat aponta a roda de conversa e o diálogo aberto como caminhos possíveis para lidar com a diversidade humana. A conversa se estendeu e se aprofundou carregada de significados, da experiência cotidiana em sala de aula, do novo, do que nos desequilibra e nos conduz de volta ao rumo.

Antes da reflexão sobre o “Pensamento operativo em uma escola para todos”, o “abre-alas” se deu na Capela. Um momento conduzido pela equipe da Pastoral com alegria e emoção. Nossa Senhora e seu manto sobre todos nós, abrindo a temporada para um novo ano de desafios e aprendizados.      
 

Notícias Relacionadas

Conhecimento, espiritualidade e convivência são os pilares que sustentam a expansão do...
Parabéns aos vencedores de todas as categorias!
Para celebrar todas as mães convidamos três mulheres muito especiais da Escola