Futsal, o lúdico e o prazer de jogar

Começo de ano, centenas de crianças e famílias procuram o Núcleo de Esporte do Colégio.
01/02/2013

Começo de ano, centenas de crianças e famílias procuram o Núcleo de Esporte do Colégio.

As expectativas são grandes, principalmente dos pais, quando o assunto é o futebol/futsal, e é normal que isso ocorra, pois ali estão presentes o maior amor de suas vidas, o(a) filho(a), e muito provavelmente uma grande paixão, o futebol/futsal.
Em se tratando de futebol/futsal, a maioria dos brasileiros se considera com experiência e conhecimento suficiente para opinar. Concordo, se for papo de torcedor falando sobre futebol/futsal profissional, sobre o seu time e os adversários.
Bater um racha com os amigos ou assistir ao futebol/futsal na TV é, sem dúvida, uma delícia, mas insuficiente para formar um professor, como também para credenciá-lo a ensinar.
No entanto, para trabalhar com futebol/futsal na iniciação, apenas o conhecimento técnico, tático e físico não são suficientes. É necessária uma gama de conhecimentos pedagógicos, psicomotores, psicológicos e fisiológicos, para ajudar a formar um cidadão antes de um atleta.
É muito comum pais de crianças bem pequenas me fazerem as perguntas:
"Professor, quando meu filho vai fazer treino de passe?"
ou
"Quando você vai ensinar esquema tático para meu filho?"
Eu respondo nunca e sempre.
Nunca, se o treino de passe a que ele se refere for aquele em que a criança vai passar vinte minutos da aula apenas tocando a bola para um amigo.
Sempre, se o treino de passe a que ele se refere for o que está inserido dentro do contexto do jogo, levando em consideração todas as variações nele contidas, colocando sempre o prazer em primeiro lugar.
Essas perguntas são justificadas, pois a maioria dos pais vivenciou em sua infância e adolescência o método analítico ou parcial de treinamento, o qual fragmenta o jogo, tornando a aula sem motivação, com pouco desenvolvimento da criatividade, monótona e descontextualizada; pouco indicado para a aprendizagem, principalmente de crianças menores de dez anos.
Com os pequenos, utilizamos o método Global e o método Integrado.
O método Global consiste na utilização de toda a complexidade e dinâmica do conteúdo a ser aprendido: jogo. Sua aplicação se dá através do jogo propriamente dito. Esse método é muito motivador, a técnica e a tática estão sempre juntas e permitem a participação de todos os elementos envolvidos, como o movimento, a reação, a percepção, o ritmo e outros.
O método Integrado consiste na utilização de jogos educativos. Os exercícios são organizados com propósitos didáticos, executados com objetivos previamente definidos e neles centralizando as aprendizagens pretendidas. Uma grande vantagem desse método é a estimulação para a resolução de problemas e o desenvolvimento cognitivo.
Acreditamos que, dessa forma, juntando o lúdico, o jogo propriamente dito e a resolução de problemas, caminhamos para um desenvolvimento integral dos nossos alunos.

Professor Especialista José Carlos Barbosa de Sousa

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