O hábito de olhar

O jeito cativante de Amanda comprova a necessidade de encarar o estudo de forma serena e direcionada.
20/02/2019

Ter a coragem de optar pela Medicina requer uma longa construção intelectual. E isso foi exatamente o que Amanda Gomes Oliveira fez. Ela foi aprovada em Medicina na UFC de Sobral, resultado de muito esforço e dedicação. É filha de dois profissionais da área da saúde e, desde pequena, viu o quanto eles se doavam para ajudar o outro, então decidiu acompanhar sua mãe no trabalho e pesquisar sobre Medicina.

A escolha de sua profissão futura veio com grande antecedência, o que permitiu a ela construir uma grande base escolar e uma rotina de estudo frequente desde o 9º ano do Ensino Fundamental. “Costumo dizer que o segredo para um bom 3º ano é fazer o 1º e o 2º com muita dedicação, pois o período pré-vestibular será apenas um momento para revisar”. Ela disse que escutou esse conselho de um professor da Escola antes do Ensino Médio e nunca mais esqueceu.

Aluna do Colégio Santa Cecília desde o 1º ano do Ensino Fundamental, Amanda diz que o ambiente da Escola influenciou positivamente na sua construção intelectual e destacou que sempre sentiu um grande conforto por ser valorizada e tratada não como um número, mas sim como alguém com uma grande liberdade para seguir o caminho que quisesse, sabendo que todos a valorizariam, não importando suas escolhas.

Amanda construiu seu método de estudo no 3º ano com a junção de várias dicas de alunos que passaram pela Escola. O hábito de olhar para as entrevistas de antigos alunos que foram aprovados, espalhadas pelas paredes da Escola, levaram-na a testar cada dica dada por eles para, assim, encontrar sua forma própria de lidar com o vestibular. “Eu anotava o que eles diziam que faziam e testava para ver se dava certo ou não comigo, porque acredito que cada um deve achar sua forma própria de estudo. E acabou que eu só fui realmente achar a minha um pouco antes das férias do meio do ano”.

O jeito cativante de Amanda comprova a necessidade de encarar o estudo de forma serena e direcionada. “Não é necessário ler logo toda a apostila do começo ao fim. O segredo da minha aprovação foi minha base, um bom treino de redação e matemática e a forma como eu lidava com tudo isso”. De humildade nítida e sorriso fácil, ela optou por tentar passar na UFC, pois achava que podia mais do que imaginava, e sua motivação pessoal foi um ponto muito forte para manter seu foco. “Foi indescritível o que senti quando vi que tinha sido aprovada e a felicidade que isso trouxe para minha vida e para minha família faz todo o esforço ter valido a pena”.

 

Maria Tereza Pontes Machado, aluna do 3º ano do Ensino Médio, entrevista Amanda Gomes de Oliveira, aprovada em Medicina UFC Sobral.  

 

 

 

 

Notícias Relacionadas

São roteiros que expandem o conhecimento, com a presença dos professores e de guias...
Será a 14ª edição, em 30 anos do projeto com 30 dias de viagem.
Conheça os destinos.