Sobre o sábado (véspera do Enem)

Giovanna, mãe do Márcio do 3º ano, escreveu um relato comovente sobre a atividade com pais e filhos na véspera do ENEM.
14/11/2017

O Colégio Santa Cecília tradicionalmente reserva um momento antes do Enem, ocasião em que surpreende alunos e família. Este ano foi informado que os alunos passariam o sábado inteiro na escola e a família dividiria parte desse dia com eles.

Quando deixei meu filho no Colégio, percebi em seu semblante um misto de apreensão, saudade, curiosidade. O que aconteceria ao longo daquele dia? Mal sabia ele que só daria a volta no quarteirão e voltaria com meu coração transbordando de amor para encontrá-lo.

A proposta era uma reprodução do longínquo Projeto “Brincando em Família”. Inicialmente, fomos recebidos pelo Padre Sales, tão querido por pais e alunos. A emoção já tomou conta da Capela, onde rezamos e pedimos a Deus para abençoar e iluminar nossos filhos, diante de um projeto tão importante que viveriam no dia seguinte.

Em seguida, a surpresa (propriamente dita)! Fomos encontrá-los na Quadra de Esportes, onde, já acomodados, certamente lembravam-se de tantos projetos, jogos, SICEs, apresentações, missas, Eucaristia, Crisma, momentos importantes vividos ali. Imagino que os corações dos nossos filhos estavam cheios de boas lembranças. E lá estávamos nós (a família) para dizer – Nós AMAMOS VOCÊ! Abraços, choros, beijos, afagos, risadas, brincadeiras. O amor invadiu o ginásio! Em muito pouco tempo, éramos uma só família. Os pais se abraçavam, abraçávamos os outros filhos com a propriedade de quem conhece desde muito pequeno; eles se abraçavam e expressavam o quanto a vitória do outro fazia parte da sua própria vitória; éramos surpreendidos por calorosos – Tiaaaaaaa! E haja abraço, e haja emoção!

Em seguida, a multidão espalhou-se por toda a Escola. Uns arriscavam passos de zumba; outros resgatavam o atleta que habita em um corpo nem tão atlético assim; outros apenas papeavam e lembravam os anos que ali viveram. Fiquei a observar a cena, que coisa linda de se ver, pais e filhos, todos misturados. O pai do Pedro jogava com o Lucas, que jogava com a mãe do Marcelo, que jogava no time da Larissa. A modalidade pouco importava, o mais importante era brincar, era demonstrar o quanto estávamos felizes em estar com eles, e eles deixaram bem claro o quanto estavam felizes com a nossa presença.

Muitos de nós também estamos nos despedindo do Colégio Santa Cecília. Foram anos de vida escolar, de convivência, de troca com essa Instituição que vai muito além do ensino da grade escolar. Iniciamos um processo de despedida dessa escola que tanto contribuiu para a formação dos nossos filhos, não somente na carreira que seguirão, mas, e principalmente, na vida!

Sintam-se carinhosamente abraçados TODOS que fazem o Colégio Santa Cecília!

Giovanna (Mãe do Márcio 3º ano A)

Notícias Relacionadas

São roteiros que expandem o conhecimento, com a presença dos professores e de guias...
Até a 3ª série do Ensino Médio entrou no ritmo junino
Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio foram desafiados a...