Conversa com avós

Na Semana Literária do 4º ano do Ensino Fundamental, os avós marcaram presença.
20/08/2020

Já parou para pensar como a literatura surgiu na sua vida? Geralmente, as histórias, os contos nos chegam primeiro através da oralidade, de alguém que nos conta fábulas, clássicos da literatura infantil, quando ainda bem pequenos. 

“O primeiro contato com a literatura é através das histórias que ouvimos e, muitas vezes, elas nos são passadas pelos avós. Então, a conversa com os avós surge dentro da Semana Literária, para que as crianças entendam que essa tradição oral, essa memória afetiva das histórias, pode influenciar muito no jeito de ver a literatura, no gosto pela leitura e na curiosidade”, explica Halide, professora de Português.

Ouvir os avós é reviver momentos de delicadeza e entender a importância dos relatos orais na formação das crianças. Nestes tempos de isolamento social, muitas crianças têm estado sob os cuidados dos avós, que sempre aparecem como fonte de aprendizado.

O bate-papo com os avós se deu em torno do tempo de infância deles, como era a escola e a cidade. Conversas livres e divertidas, compartilhadas com todos, como a que reuniu Liz Parente e sua avó Regina Cele Silva Parente. 

A Semana Literária foi uma iniciativa das professoras de Português Clara, Patrícia, Karynne e Halide.

Notícias Relacionadas

A cada São João o Colégio aproveita o momento para aumentar o arquivo cultural dos alunos.
Até a 3ª série do Ensino Médio entrou no ritmo junino
Em parceria com a Tecnologia Educacional, os alunos analisaram, através da gamificação,...