O 3º ano é uma união!

Estudante do Colégio Santa Cecília durante 14 anos, Vinícius teve inúmeras experiências e descreve o ambiente, o carisma e o ensino como perfeitos
18/02/2019

Lutar para superar etapas da vida é um desafio presente em todos os momentos. Necessita esforço, foco e dedicação, desafios que foram superados pelo Vinícius Feijão de Meneses, que, mesmo tendo chegado ao 3º ano sem um hábito forte de estudos, conseguiu se adaptar ao novo ambiente. Ele criou, durante a semana, uma rotina de estudos de cinco, seis horas diárias e, como sempre se deu bem com os cálculos, deu prioridade às matérias em que não tinha tanta facilidade, como ciências da natureza e interpretação de texto.

“O 3º ano é uma união! Você não vai passar sozinho, você passa com seus amigos!” A frase marcou a conversa com Vinícius, que optou por cumprir as horas extras de estudos no colégio alegando ser mais fácil se concentrar do que em casa, sem perder a segurança e o conforto. As longas e cansativas tardes no decorrer do ano não trouxeram só aprendizagem, mas também foram marcadas por formações de novas amizades, resultado de uma convivência em que os alunos ajudavam uns aos outros, o que transformava o ambiente de estudos descontraído e rodeado de pessoas familiares, mas focadas em um só objetivo.

Estudante do Colégio Santa Cecília durante 14 anos, Vinícius teve inúmeras experiências e descreve o ambiente, o carisma e o ensino como perfeitos. Ele destaca a excelente equipe de professores, sempre disposta a ajudar os alunos, principalmente a do Ensino Médio, um tanto quanto icônica. “Além do ensino, eles te preparam também para o lado humano”. O “sempre aluno” dá uma ênfase tamanha a essa característica do colégio, pelo fato de ser onde a vida acontece, onde todas as barreiras são quebradas e todos os anos e turmas interagem entre si. Ser também o lugar onde não existem barreiras na relação alunos e professores; a união transforma o colégio em uma segunda casa.

Mesmo com uma rotina de estudos intensa, Vinícius se destacou por não deixar de lado sua vida social. Mesmo estudando bastante, quando recebia um convite para sair, ia sem medo. Sempre dizia: “Você tem que ser responsável e justo consigo mesmo”. Dessa forma, sabia que momentos de diversão, principalmente nos finais de semana, serviam como válvula de escape, uma maneira de relaxar.

Percebe-se também uma grande fé no estudante, que nunca deixou os estudos atrapalharem seus hábitos católicos, indo à missa aos domingos para descansar não só o corpo, mas para lavar o espírito. Vinícius recorda os Projetos de Evangelização do Colégio, cada qual com seu objetivo, a exemplo do Fórmula 1 e do Máscara, últimos projetos de que os alunos participam. “Através deles”, observa, “é possível viver experiências e momentos únicos”.

Cooperação, foco, esforço, decisão e união. Cinco palavras escolhidas por Vinícius para resumir seu último ano no colégio. Decidiu seguir sua vida no curso de Engenharia de Produção na UFC, mas antes de ter certeza do que faria na faculdade, buscou inúmeras formas de saber sobre os cursos que lhe interessavam, participando da Semana das Profissões e do Projeto de Orientação Vocacional, oferecidos pelo Santa Cecília, e também foi para o “CT quer você”, projeto da UFC de apresentação dos cursos de ciência e tecnologias. O novo estudante da UFC ressalta que nunca se sentiu pressionado pela sociedade ou pela família. “Meus pais sempre me apoiaram em tudo que eu quis”.

O sentimento de conclusão é uma emoção que irradia de Vinícius, a sensação de missão cumprida, felicidade única de um aluno Santa Cecília que aproveitou tudo que pôde na época de colégio: estudou, fez amizades, viveu momentos que levará para o resto da vida e cresceu. Agora se diz pronto, com um sorriso no rosto, para enfrentar a vida e qualquer desafio, pois acredita que não havia base melhor, não havia lugar melhor, não havia Casa melhor para ter vivido sua infância e sua adolescência, lembrando sempre que, caso algum dia precise de ajuda, à Casa ele pode retornar. “Foi o primeiro passo para a minha independência e para a minha responsabilidade”.

Caio Karbage, aluno do 3º ano do Ensino Médio, entrevista Vinicius Feijão, aprovado em Engenharia de Produção na UFC

 

Notícias Relacionadas

São roteiros que expandem o conhecimento, com a presença dos professores e de guias...
Será a 14ª edição, em 30 anos do projeto com 30 dias de viagem.
Conheça os destinos.