
O caderno do Geraldo
As crianças do 2º ano estão trabalhando no Laboratório Inteligência de Vida, o LIV, a empatia, cujo aprimoramento é realizado, sobretudo, por meio do trabalho lúdico de reconhecimento das emoções não só em si, mas também nos outros.
O principal instrumento pedagógico para conduzir as aulas é o livro O caderno do Geraldo, escrito por Blandina Franco. Geraldo, personagem que dá nome ao livro, é muito curioso e atento para entender como as pessoas que estão perto dele se sentem. Por meio de contação de histórias, dinâmicas e reflexões, as crianças são convidadas a perceber como cada um pode sentir de maneira diferente vivenciando uma mesma situação. A escuta atenta é intensificada com o recurso lúdico oferecido no material individual: as orelhas do Geraldo.
“Na leitura do capítulo ‘Estudo do Meio’, os alunos foram estimulados a refletir sobre os nossos medos e os das outras pessoas, bem como compreender o nervosismo do personagem e entender quando nos sentimos assim”, explica a professora Clarissa.


